Publicidade

Saúde

Izabel Seehaber

Ortopedia: fixador externo como um método diferenciado e eficiente de tratamento

Por Divulgação

Utilizado no caso de fraturas, infecções ósseas, articulares e de pele, além de corrigir deformidades ósseas e, principalmente, evitar a perda do membro

Por vezes, ao andarmos pelas ruas somos surpreendidos por pessoas utilizando um aparato "diferente", até mesmo lembrando uma gaiola que envolve um dos membros (braço, perna, mãos ou pés). Mas afinal, do que se trata? São pacientes que foram submetidos a um procedimento cirúrgico ortopédico no qual foi aplicado um aparelho chamado Fixador Externo (método Ilizarov). Trata-se de um conjunto de pinos metálicos fixados ao osso e de outros componentes localizados externamente por uma armação metálica.

O uso desse aparelho surgiu durante a Segunda Guerra Mundial e buscava diminuir o número de amputações e sequelas ósseas oriundas da guerra. O jovem médico Gavril Abramovitch Ilizarov tomou para si a  ideia de  criar um   método   que permitisse  restaurar  e  regenerar  estruturas  ósseas,  que  antes dessa técnica teriam apenas um fim: a amputação.

O invento de Ilizarov, embora criado anos antes, somente foi reconhecido em 1978 após o sucesso no tratamento do ginasta olímpico Valeri Brumel, que sofreu uma grave fratura na perna e com uso do fixador externo alcançou a recuperação, podendo retornar às competições.

No início do tratamento é comum alguns pacientes encarem o uso do fixador externo negativamente, sobretudo pelo seu formato e tamanho. Entretanto este pensamento se modifica ao perceberem a importância da técnica como uma solução efetiva de seus problemas, uma vez que, ao cumprir sua função, o aparelho será removido.

Atualmente, o método Ilizarov é amplamente reconhecido, respeitado e mundialmente utilizado no tratamento de fraturas, infecções ósseas, articulares e de pele, além de corrigir deformidades ósseas e, principalmente, evitar a perda do membro.

Dr. Éverton Rigo

Ortopedista e Traumatologista

Especialista em alongamento e reconstrução óssea

Membro da Sbot e Asami

Leia também