11°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Blog do

Ypiranga

“Sorte a nossa”

Por
Foto Giulianno Olivar

“Sorte a nossa”

Não fosse o empate em casa diante do Macaé, um dos favoritos ao descenso, hoje o Ypiranga seria o líder isolado em seu grupo, porém nada de euforia: este momento merece atenção.

A instabilidade do canarinho ainda é evidente nos resultados e principalmente no campo, porém alguns fatores vêm ajudando (e muito!) para que Guilherme Macuglia reformule e ajuste sua equipe após o inaceitável rebaixamento no Gauchão.

Primeiramente não há dúvidas de que a tabela tem colaborado com o canarinho neste início de competição, afinal jogar em casa logo nas primeiras rodadas diante de dois clubes que são notoriamente os favoritos ao descenso – Macaé e Mogi Mirim – é um verdadeiro achado. Além disso, o jogo de estreia, que era cercado de desconfiança, diante do tradicional Joinville, aconteceu no Colosso da Lagoa. A título de comparação, lembremos que a estreia do Ypiranga no Gauchão foi diante do Grêmio na Arena.

Em seguida, outro fator que colabora até o momento com o canarinho é o fato de que todos os clubes do grupo, talvez com exceção do Volta Redonda, têm sofrido da mesma instabilidade nos resultados. Até o momento não parece possível apostar na vitória certa de uma equipe ou outra, visto que os resultados nem sempre seguem a lógica de rodadas anteriores. “Sorte a nossa”.

Dois torneios em seu grupo

Acredito que diante dos acontecimentos ocorridos este ano, não só com o rebaixamento no Gauchão, mas também a velada crise política no clube e o conflito entre torcida e direção, a manutenção do Ypiranga na Série C já será uma conquista. Por tal motivo, acredito que são dois torneios disputados ao mesmo tempo: a manutenção e o acesso.

Apesar de não assumirem publicamente, certamente a direção está de olho na zona da degola, onde as expectativas iniciais estão sendo confirmadas: Mogi Mirim e Macaé dividem a última e a penúltima colocação, respectivamente. Ambos os clubes sofrem com fortes crises financeiras, inclusive o Macaé, como é sabido, quase desistiu de competir a Série C por falta de recursos (e estádio!).

O Macaé, penúltimo colocado do grupo, está a quatro pontos distante do Ypiranga, e dificilmente sairá dessa situação na próxima rodada, quando enfrentará o forte Botafogo fora de casa. Caso o canarinho conquiste ao menos um ponto diante do Volta Redonda no próximo final de semana, Macaé e Mogi podem ficar ainda mais distantes, e o discurso da direção pode ser inflamado em busca da classificação aos play-offs.

Ypiranga Sub-20 é a base para a Divisão de Acesso de 2018

Caso a direção e as comissões técnicas do grupo profissional e das categorias de base estejam conectadas e em plena sintonia, a estrutura do grupo que irá disputar a Divisão de Acesso do próximo ano já pode ser pincelada. 

No último sábado, os juniores do Ypiranga, comandados por Jean Paulo Brustolin, venceram o Internacional (3-2) pelo Campeonato Gaúcho Sub-20, em Campinas do Sul, confirmando a ótima companha realizada até agora (apenas uma derrota em 8 jogos).

A aposta em Jean Paulo Brustolin como treinador dos juniores parece estar dando certo. Acredito que ele deva investir nessa carreira, aprimorando e mesclando as suas qualidades como treinador e experiências como jogador. Vale lembrar que entre o final da década de 90 e início dos anos 2000 Jean Paulo teve a sua formação como atleta em um dos principais clubes do mundo quando o assunto é categorias de base: o Ajax de Cruyff, Seedorf, Van Basten, Sneijder, Davids, Van der Sar... Algo ele tem para ensinar, alguém duvida? 

Vale lembrar que muitos dos atletas que atualmente disputam o Gauchão da categoria fizeram parte de um projeto social liderado pela professora Clarisse Maronesi, que em parceria com o município de Erechim e uma associação de professores de educação física, realizou um trabalho de base que não existia no Colosso da Lagoa. O mentor e treinador do projeto nesse período foi o treinador Téo Chrysosthemos, hoje afastado do clube.  

Leia também

Blog dos Colunistas

Publicidade

Horóscopo

Aquário
21/01 até 19/02
Previsões de 19 de dezembro a 25 de dezembro Sol e...

Ver todos os signos

Publicidade