Blog do Rodrigo Finardi

Foto 1.JPG

O fim da polêmica dos quadros na Câmara de Vereadores

Por Rodrigo Finardi
Foto Rodrigo Finardi

Recente ação do presidente da Câmara de Vereadores de Erechim, Ale Dal Zotto, repercutiu negativamente na sociedade. Foi a retirada dos quadros dos ex-presidentes colocados no gabinete do presidente. Na época, diante do fogo cruzado de todos os lados, Dal Zotto afirmou desde o início que iria recolocá-los em novo local.

Passado um tempo, uma nova galeria foi feita no saguão de entrada da Câmara de Vereadores. “Todos que chegarem ao legislativo poderão ver agora quem presidiu esta casa ao longo de sua história”, ressalta Dal Zotto.

 

A primeira mesa e a primeira cadeira

No mesmo local, onde estão os quadros foram colocados objetos que contam um pouco da história da Câmara de Vereadores. O objetivo é ir montando um museu. Neste primeiro momento máquina fotográfica antiga, máquina de escrever com uma folha onde mostra o nome de ruas de Erechim que são de origem indígena. Chamou-me a atenção a primeira mesa e a primeira cadeira do legislativo utilizada até o dia 22 de dezembro de 1980.

 

Dez mulheres na história do legislativo

A história mostra que a participação feminina com cargos eletivos é muito baixa em Erechim. Na Câmara de Vereadores tem uma galeria com as ex-vereadoras. Somando as atuais, desde a instalação do legislativo são 10, sem contar as suplentes que assumiram: Maria de Lourdes Coelho, Nelly Zaffari, Maria Elisa Zordan Franceschi, Terezinha Pezzin, Neide Piran, Carlinda Poletto Farina, Ana Oliveira (essas na galeria da ex-vereadoras). Faltam ainda a foto da ex-vereadora Vania Miola. Outras duas quando acabarem seus mandatos farão parte da galeria que são Eni Scandolara e Sandra Picoli

 

Com abono do governador

Conversando com o vereador e ex-presidente do PMDB, Mário Rossi, repassou a informação que será feito um convite ao governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori para estar presente na posse da presidente eleita Ana Oliveira. Na oportunidade pode acontecer a filiação oficial do ex-prefeito Paulo Alfredo Polis ao partido. A sua ficha talvez seja abonada pelo Sartori. “Primeiro precisamos saber da agenda do governador para marcar a data e ver se ele pode estar presente”, afirma Mário.

 

Não tem espaço para mentira na política

O deputado estadual Gilberto Capoani (PMDB) esteve presente nas eleições municipais do PMDB, no último sábado (26). Fez um discurso sobre a viagem que lideranças da região de Erechim e Passo Fundo fizeram para Brasília na semana passada, juntamente com alguns parlamentares gaúchos. Afirmou que não tem mais espaço para mentiras na política e que a união de duas regiões é extremamente importante para buscar as demandas, principalmente para melhorar a infraestrutura na região norte.

 

Digno de elogios

O prefeito de Jacutinga e presidente da AMAU (Associação dos Municípios do Alto Uruguai) Beto Bordin vem fazendo um mandato frente à entidade digno de elogios. Com uma postura proativa vem buscando atuação em várias frentes para fazer com que a AMAU cresça. Já passou de uma dezena em menos de oito meses os eventos organizados por ele. O último, na segunda-feira, inovou com a realização do 1º Fórum de Comunicação da AMAU.

 

“Estou encantado. Essa é a palavra”

Na manhã de ontem (29), o prefeito de Erechim, Luiz Francisco Schmidt conheceu a estrutura do Hospital da Unimed que será inaugurado no dia 21 de outubro. A visita foi acompanhada pelo presidente da Unimed Erechim, Alcides Mandelli Stumpf, e mais alguns diretores e colaboradores da cooperativa.

O presidente Alcides relatou ao prefeito Schmidt que durante a execução da obra foi dado prioridade dos serviços para empresas daqui e sempre pensando na sustentabilidade. Já o prefeito Schmidt salientou que “estou encantado com o que vi. Essa é a palavra”.

Ainda em suas palavras, o presidente da Unimed agradeceu à todos os envolvidos com a obra, mas fez uma distinção especial ao empenho e dedicação do diretor administrativo Luis Felipe Barreneche Leães.

 

 

 

 

 

 

Blog dos Colunistas

Publicidade

Horóscopo

Leão
22/07 até 22/08
O dia representa dificuldades de interação...

Ver todos os signos

Publicidade