Blog do Neivo Zago

Neivo zago.jpg

Bem-vindo a E_ _ _ _IM! A prefeitura do turno único?

Por Neivo Zago
Foto Divulgação

Entre anseios e anelos; sonhos e pesadelos, saltos e sobressaltos, encontros e desencontros vamos vivendo. Bom e salutar é sonhar, seja dormindo ou acordado. Porém, é preciso buscar a realização dos sonhos. Por exemplo, eu sonho acordado com o pórtico de entrada, abandonado, um péssimo cartão de visita.  Você não tomaria providências se alguém quebrasse os vidros da porta de entrada da sua casa? Ou deixaria assim como está o pórtico? Bem-vindo a E_ _ _ _ I M é o que restou do nosso topônimo na entrada.

Você poderá pensar, ao ler este artigo, que o meu assunto é extemporâneo, portanto, passado, morto e sepultado. Porém, acho conveniente recapitular, uma vez que, o referido pleito (fim do turno único), fez parte da lista de alguns itens pontuais da nossa iniciativa popular liderada pelo projeto a Voz do Povo, no ano passado. Na ocasião, precisamente 4.605 assinaturas reivindicavam o fim do expediente único, adotado pela administração anterior. Infelizmente essa e outras petições, apesar de tanto esforço, não foram aceitas, e todos sabem a razão:

O prefeito atual prefeito, quando em campanha, se pronunciou contrário à medida, ou seja, mostrou-se favorável ao atendimento em dois turnos. Mas, agora como ele não quis ser um óbice nesse imbróglio, e como não é nenhum apedeuta e, menos ainda, onagro, resolveu submeter a proposta à comunidade.  

Quem estaria apto a votar? Todo cidadão com título de eleitor incluindo as pessoas mais interessadas na adoção da medida: os funcionários da prefeitura. Não deveria votar apenas o público externo? Isso se chama legislar em causa própria. Parece que o montante de “colaboradores” municipais chega a 2.700. Nossa! Mais do que o maior público de pessoas que já se fez presente nas partidas mais importantes do Ypiranga na série C.

Ocorre que quando a imaginação de algumas pessoas entra em cena nem sempre acaba bem. O tiro saiu pela culatra, pois algumas pessoas teriam se servido de alguns fantasmas que “na calada da noite” resolveram votar em nome de certos eleitores de carne e osso. O resultado não poderia ser outro: Suspensão do processo que até aquele estágio já tinha 11 mil votos favoráveis, (certamente os da prefeitura e de seus familiares). E, como se esperava, apenas aproximadamente 3 mil votos contrários.

Sugiro que, se porventura o assunto volte à cena, que não apenas os funcionários da prefeitura continuem perseguindo o seu sonho, mas que, os do comércio e os da indústria também façam o mesmo. Que as escolas entrem na ciranda e que todos nós possamos gozar do privilégio de trabalhar seis horas ininterruptas, sem diminuição de salário, obviamente. Por que não? Não somos iguais perante a lei? Não temos os mesmo direitos? Já pensou como seria vida a partir do turno único? Uma maravilha! Ah, bem-vindo lazer a partir da 1 da tarde! “deixa a vida me levar, vida leva eu”! Turno único! Anelo somente dos funcionários do paço municipal? Não! Também o meu, o teu, o nosso e o vosso sonho! Que pena, se não virar realidade! 

Mas deixando de lado a polêmica acima, a nossa E­_ _ _ I M (é o que restou das letras) no pórtico de entrada, a “Capital da Amizade” continua recebendo a todos de braços abertos. Porém, se você for “estrangeiro” e precisar dos serviços da prefeitura, verifique antes o horário de atendimento. Ademais: cuide com as imperfeições (buracos) em algumas ruas, não todas. Enquanto isso, eu continuo a acreditar que “a esperança é a última que morre”, e dou asas aos meus sonhos e reivindicações como as simples protocoladas na prefeitura: troca de lâmpadas na avenida; desobstrução de bocas de lobo; conserto no péssimo calçamento da minha rua (sim, parece que só eu moro nela), dentre outras.  Ou será que terei que recorrer a D. José, aos colaboradores e às equipes que executaram a revitalização do Santuário e da esplanada (sem um centavo do dinheiro público), para ver meus anelos concretizados? Ou quiçá, outra solução seria eu incluir esses pedidos nas novenas repetitivas do Santuário?

Blog dos Colunistas

Publicidade

Horóscopo

Leão
22/07 até 22/08
O dia representa dificuldades de interação...

Ver todos os signos

Publicidade