Blog do Igor Dalla Rosa Muller

pasquim.jpg

É a vida em sociedade que está em jogo

Por Igor Dalla Rosa Muller
Foto Charge do Jaguar

Retomo o assunto como quem parece estar fora de si, delirante e febril. Mas acredite caro leitor, não estou. É difícil até escrever este texto tendo em vista os acontecimentos recentes da política brasileira.

Insisto no assunto porque este é o momento de decidir e redesenhar um pouco de tudo que aí está. É hora de medir os passos e se voltar para os atuais e futuros representantes políticos.

Se nenhum argumento te parece razoável, caro leitor, vou experimentar uma última opção, cartada, o derradeiro apelo.

Mas por que se interessar por política, agora, já que antes este assunto nunca despertou interesse? Qual é o motivo tão importante que vai exigir de mim o esforço em colocar a política no meu cardápio diário entre os assuntos prioritários?

Simples. Neste momento é a vida em sociedade, coletiva, de todos nós, que está em jogo. Nada mais, nada menos. Se isso é importante, a decisão é de cada um, claro.

É importante dizer que a situação extrapola a individualidade, a questão de cada um. E, envolve as necessidades da população como um todo, a inter-relação e interdependência diária entre as pessoas. A vida em sociedade. Ignorar essa situação é uma forma de opção e de decisão. Assim sem mais nem menos.

Sem dúvida, tem que se respeitar a opção de cada um em querer opinar ou não, votar ou não, participar ou não em qualquer questão pública ou social. Isso é mais do que legítimo.

O que não pode é reclamar depois se o resultado for negativo para a sociedade. Aí a coisa toda entra em contradição porque o momento de participar é agora. E, aqui, ainda, se interpõe pontos de vistas intermináveis sobre o que é bom ou ruim.

Dentro disso, o cidadão recebe e promove influência política dentro do seu contexto de vida, familiar, entre amigos e no convívio social. Da mesma maneira as instituições e associações com atuação pública ou privada numa escala muito maior.

E, aí chego ao ponto central, olhando para o Brasil de hoje, qual é a melhor opção?

Leia também

Blog dos Colunistas

Publicidade

Horóscopo

Touro
21/04 até 20/05
No serviço, será mais fácil correr...

Ver todos os signos

Publicidade