Blog do Grupo Jupem

jupem.jpg

StoLat Jupem!

Por Grupo Jupem

Neste domingo, 06 de maio, o Grupo Jupem comemora 50 anos de história!

Há 5 décadas o Pe. WalentyNowacki e a Irmã Wanda Szymla fundaram o Grupo Folclórico Polonês de Erechim – JUPEM. Como partida, os dois religiosos passaram de casa em casa e convidaram poloneses para participar deste novo projeto. Foi marcado o dia do primeiro ensaio e, somente dois meninos compareceram, nada que abalasse os fundadores, realizaram este ensaio com muita alegria e dedicação. Ensinaram alguns cantos e partes de danças polonesas, os dois participantes adoraram e nos ensaios seguintes mais e mais crianças compareceram.

Como conta nosso coreógrafo Janusz Chojecki, a criação deste Grupo tinham vários intuitos como a difusão da cultura polonesa, ensaiar as danças e músicas ensinadas na Polônia, mas Pe. Walentye Irmã Wanda tinham um propósito principal: a educação. Janusz conta que a intenção dos fundadores era fazer com que os jovens saíssem de casa para alguma ocupação, pois, na época, quando terminavam de estudar não existiam muitas oportunidades, somente o campo, por isso eles queriam fazer com que os jovens tivessem momentos culturais e que, se possível, com viagens para conhecerem novos horizontes. Claro, tudo isso com toda disciplina que o Grupo sempre aplicou.

O dia 6 de maio

Você sabe por que o dia 6 de maio é comemorado o dia de fundação do Jupem? Então iremos explicar. No ano de 1968 uma autoridade polonesa, viria visitar a região de Erechim, mais precisamente, o Delegado da Primaz da Polônia o Senhor Wladyslau Rubin, para saber como estava a situação dos polacos que viviam aqui.

Sabendo disso, o Padre WalentyNowacki organizou um evento com descendentes e poloneses para receber a autoridade no dia 06 de maio de 1968 e, com este marco importante para a época, Nowacki (um dos fundadores do Jupem, juntamente com a Irmã Wanda Szymla) declarou a data como dia de fundação do Grupo Folclórico Polonês de Erechim – JUPEM.

Missa em comemoração aos 50 anos

Como contado, o Jupem foi fundado por religiosos e, seguindo seus ensinamentos, preservamos a fé espiritual até hoje. Por isso, neste sábado, 05/05, realizaremos a missa em homenagem aos 50 anos do Jupem. Será uma cerimônia especial, nos moldes das celebrações polonesas. A missa é na Igreja São Pedro de Erechim, às 18h. Toda comunidade jupeniana, polonesa e erechinense está convidada para participar.

Desfile e Apresentações dos 50 anos

Neste domingo, 06/05, é o aniversário de 50 anos do Jupem.Para comemorarmos esta data, o Grupo fará um desfile, partindo da Praça da Bandeira em direção à Praça Jaime Lago, pela Av. Sete de Setembro, com início às 15h30min deste domingo. Após realizaremos um espetáculo juntamente com outros Grupos Folclóricos, na Praça Jaime Lago, com início às 16h. Estarão presentes: o Grupo Folclórico Polonês Auresovia, Grupo Avanti, Grupo Folclórico PolonêsGóry, Grupo de Danças Vovós sim, velhas jamais – Faculdade de Experiências Barão do Rio Branco e Grupo Jupem.

Todos estão convidados para participar, o evento é gratuito.

Blog dos Colunistas

Publicidade

Horóscopo

Câncer
21/06 até 21/07
O dia representa introspecção com a Lua em...

Ver todos os signos

Publicidade