Blog do Dad Squarisi

83497_273703.jpg

Russo e ruço

Por Dad Squarisi
Foto Divulgação

“No futebol, a cabeça é o terceiro pé.”

Sérgio Porto

Russo e ruço

Com a Copa do Mundo, não dá outra. O país sede vira notícia. Este ano é a Rússia. Com ela, o adjetivo pátrio — russo. Escrita assim, com dois ss, a palavra diz que se refere à terra dos czares. Mas a danada tem uma homófona. É ruço. Ambas se pronunciam do mesmo jeitinho, mas o significado de uma e de outra não se conhece nem de elevador.

Russo é o natural ou originário da Rússia. Ruço joga em outro time. Quer dizer pardacento ou complicado: Os russos adoram vodca. As bonecas russas, além de lindas, são valorizadas em todo o mundo. Depois da greve dos caminheiros, a situação do Brasil ficou ruça. É ruço aprender russo.

 

Por falar na terra dos czares...

Como escrever russo nos compostos? Com hífen? Sem hífen? A resposta é fácil como andar pra frente. Nos adjetivos pátrios, o tracinho pede passagem. No mais, é tudo colado: russo-americano, russo-brasileiro, russofobia, russomania.

 

Boa viagem

Você vai à Rússia assistir aos jogos da Copa? Oba! Mas seja esperto. Não dê chance ao azar. Para prevenir contratempos, lembre-se de pormenor pra lá de importante. Trata-se da crase. Com o verbo ir, acerte sempre. Na dúvida, apele para o macete infalível. Troque o ir pelo voltar e siga o conselho destes versos:

 

Se, ao voltar, volto da,

Craseio o á.

Se, ao voltar, volto de,

Crase pra quê?

 

Vou à Rússia. (Volto da Rússia.)

Ele foi primeiro à Rússia e, depois, aos países nórdicos. (Ele voltou da Rússia e, depois, dos países nórdicos.)

Nas próximas férias, quero ir à Rússia. Lá, visitar a Praça Vermelha. (Nas próximas férias, quero voltar da Rússia. Lá, visitar a Praça Vermelha.)


 

De batom e salto alto

O lobo siberiano é a mascote da Copa de 2018 ou o mascote? Faça a sua aposta. Escolheu o feminino? Gol de placa. A criaturinha a quem se atribui o dom de dar sorte ou trazer felicidade usa batom e salto alto: Zavivaka é a mascote dos russos. O tatu-bola Fuleco foi a mascote brasileira. Você tem alguma mascote?

 

Na trave

Locutores esportivos têm um denominador comum. Pisam os ditongos. No grupo ei, apagam o i. Em vez de treino, treinar e treinador, dizem treno, trenar, trenador. Em lugar de goleiro, golero. Chuteira vira chutera. Terceiro, tercero. Viu? É a pronúncia do cruz-credo. Resultado: bola na trave.  

 

Chavão

Pontapé inicial é pleonasmo? Não. É lugar-comum. No futebol, a expressão é pra lá de bem-vinda. O jogador dá o pontapé inicial e inicia-se a partida. Acontece que jornalistas, escritores, advogados, professores, estudantes & cia. da escrita adoraram a duplinha. E passaram a usá-la a torto e a direito. Resultado: com a repetição, a novidade perdeu o frescor. Virou chavão. Xô!

 

Dá uma

Importante não é ganhar. É competir. Será? Talvez seja isso mesmo. Mas é bom saber lidar com os três resultados possíveis na prática esportiva. Um é ganhar. Outro, empatar. O indesejado: perder. Ganhe, empate ou perca, seja elegante. Use a preposição correta:

1. O time ganha de outro por ou deO Brasil ganhará da Suíça por 3 a 0 (ou de 3 a 0).

2. O time perde para outro por ou de: Suíça perderá para o Brasil por 3 a 0 (ou de 3 a 0).

3. O time empata com outro por ou de: A Suíça empatará com o Brasil por 3 a 3 (ou de 3 1 3).


 

Leitor pergunta

Iminente ou eminente? Confundo sempre.

Carlos Hugo, BH

Iminente quer dizer prestes a acontecer: Os partidos estão na iminência de indicar os candidatos ao Palácio do Planalto. A renúncia do ministro parecia iminente, mas ele retrocedeu.

Eminente joga no time das excelências. Significa elevado, superior: O eminente ministro proferiu a sentença.

Leia também

  • O Dia dos Namorados vem aí

    Terça é Dia dos Namorados. Flores e presentes farão a festa. Lojas e restaurantes se preparam pra grande festa. Deuses, ninfas, serafins e mortais marcarão presença. Alguns curtirão a data no planeta Terra. Outros assistirão às homenagens de longe, lá do Olimpo. Um deles é Cupido, o responsável pelos encontros e desencontros do coração.

Blog dos Colunistas

Publicidade

Horóscopo

Virgem
23/08 até 22/09
A fase lunar nova ocorre no signo anterior ao seu,...

Ver todos os signos

Publicidade