Blog do A Voz da Diocese

Bispo II.JPG

A vida consumida com amor na missão

Por A Voz da Diocese
Foto Rodrigo Finardi

Dom José Gislon
Bispo Diocesano de Erechim

Estimados diocesanos! Como igreja comunidade de fé, somos convidados a celebrarmos, neste domingo, a solenidade do martírio de São Pedro e São Paulo, com o dia do Papa. Creio ser um momento especial para mergulharmos o coração na história do testemunho de fé desses dois apóstolos. Provenientes de realidades culturais e sociais tão diferentes, mas unidos pela fé no Senhor Jesus, abraçaram a missão de anunciar o evangelho.

Na vida pessoal em geral, quando devemos fazer escolhas de natureza profissional, geralmente, somos levados a decidir por algo que nos dê perspectiva de segurança econômica, prestígio e muitas vezes de poder. Mesmo assim, as escolhas podem nos trazer apreensões e interrogações. Será que vai dar certo? Quando se fala em fazer uma opção de vida que nos coloca na estrada, sempre a caminho, como peregrinos, anunciando o reino de Deus, os fatores que devem nos motivar não podem ser os do mercado, nem os da segurança econômica, mas os do amor serviço vivido e proposto por cristo.

O discípulo que não consegue fazer renúncia pela sua missão também não tem no seu coração a disponibilidade de dar testemunho e entregar a vida através do martírio como fizeram Pedro e Paulo. A fidelidade à missão requer despojamento para colocar-se na escuta de Deus, para poder discernir os sinais dos tempos, sem deixar de anunciar e testemunhar o Evangelho no mundo, mesmo em meio a tantas contradições, que muitas vezes desorientam aqueles que buscam conhecer Jesus.

O Papa Francisco, na exortação apostólica "Gaudete et Exsultate", recorda que: "Se não queremos afundar em uma obscura mediocridade, não pretendamos uma vida cômoda, porque 'quem quiser salvar sua vida a perderá'" (Mt 16,25). "Para viver o evangelho, não podemos esperar que tudo à nossa volta seja favorável, porque muitas vezes as ambições de poder e os interesses mundanos jogam contra nós".

Discípulo é aquele que entende que a força da sua missão não está só nas palavras, mas no testemunho de vida, que revela uma profunda comunhão com o senhor Jesus, manifestada no amor serviço junto aos irmãos e irmãs na comunidade.

Tende todos um bom domingo.

 

Leia também

  • O Senhor chamou-me...

    Na vida, aprendemos a fazer escolhas, que muitas vezes não são fáceis, porque envolvem o momento presente, mas podem ter consequências no delinear de toda a nossa existência. Na dimensão profissional, elas marcam a nossa vida, a família, o mundo do trabalho, a sociedade, mas também a vida particular de muitas pessoas, que recebem os benefícios da atuação do profissional

  • Do silêncio do deserto, a voz da esperança

    A vida merece ser celebrada nos fatos da história que fazem parte da nossa realidade, mas também nos pequenos acontecimentos do cotidiano da vida, que não são publicados nos meios de comunicação, porém marcam profundamente a nossa existência familiar e pessoal.

Blog dos Colunistas

Publicidade

Horóscopo

Leão
22/07 até 22/08
O dia representa dificuldades de interação...

Ver todos os signos

Publicidade