Blog do Rodrigo Finardi

O trecho sem asfalto da BR 153 é uma demanda de quase meio século .JPG

O ‘frisson’ e desconforto com o vídeo dos ex-prefeitos falando da Transbrasiliana

Por Rodrigo Finardi
Foto Rodrigo Finardi

Estive na manhã de ontem (6) na UPF em Passo Fundo no ato de autorização para licitação do projeto técnico da pavimentação da BR 153 (Transbrasiliana) no trecho Erechim – Passo Fundo.

No início da solenidade, foi exibido um vídeo sobre a Transbrasiliana onde algumas lideranças externaram a necessidade do asfaltamento para o desenvolvimento das ruas regiões – Alto Uruguai e Planalto Médio.

Acontece que o vídeo foi gravado em 2015 e muitos prefeitos que falaram não estão mais no cargo. Os atuais prefeitos que acompanharam o evento, puderam ver seus antecessores falarem. É lógico que tal vídeo causou ‘frisson’ e desconforto em alguns. Os prefeitos de Erechim, Estação, Getúlio Vargas e Sertão eram outros. O presidente da AMAU era outro.  Mas dois deles são os mesmos. O de Ipiranga do Sul e de Quatro Irmãos, respectivamente Mário Luiz Ceron e Adilson De Valle.  

Talvez uma gafe do protocolo, mas por outro lado, mostra o quanto as coisas são demoradas no setor público. Um vídeo de 2015 com as mesmas necessidades.

Mas a necessidade desta rodovia é uma reivindicação de quase meio século.

 

Declinou do convite, mas falou!

O prefeito de Erechim, Luiz Francisco Schmidt acompanhou o ato em Passo Fundo, acompanhado do secretário de Obras Vinícius Anziliero e o chefe de gabinete Roberto Fabiani. Quando foi chamado para compor a mesa de autoridades declinou do convite. Ficou sentado.

No decorrer do protocolo, foi chamado para se pronunciar. Mas desta vez, não declinou e falou sobre a união dos esforços regionais para tentar viabilizar a obra.

 

A muleta e a força

O evento em Passo Fundo reuniu uma gama variada de deputados estaduais e federais, afinal o município tem 200 mil habitantes e é um bom colégio eleitoral. E até porque, o Reitor da UPF José Carlos Carles de Souza citou o nome de alguns que fizeram parte desse processo todo que vem de anos.

O deputado federal Darcísio Perondi (MDB) mostrou porque é um doso homens fortes do presidente Michel Temer. Chegou de muleta e uma proteção no pé direito e sentou ao lado do engenheiro supervisor do Dnit, Adalberto Jurach. E os dois conversaram bastante ao pé do ouvido.

 

Os dois têm apoiadores em Erechim

O Procurador do Estado do RS, pré-candidato a deputado federal, Rodinei Candeia (Progressistas) que é de Passo Fundo e trabalha em Erechim também esteve no evento. Teve uma conversa longa com o deputado estadual Vilmar Zanchin (MDB) de Marau.  Os dois têm apoiadores em Erechim.

 

Conversa com prefeitos

O deputado estadual Gilberto Capoani (MDB) que tem o domicílio eleitoral em Passo Fundo, mas é o nome do partido em Erechim e no Alto Uruguai, compareceu ao ato na UPF e conversou com vários prefeitos da região. Uma dessas conversas foi com o prefeito de Quatro Irmãos Adilson De Valle.

 

O mais empolgado

Um dos mais empolgados com o ato em Passo Fundo era o prefeito de Ipiranga do Sul, Mário Luiz Ceron o representante da AMAU no Comitê Pró BR 153. Chegou a Biblioteca Central da UPF antes das 8h30min, com uma delegação de seu município. Quando discursou falou das dificuldades para se chegar nesse momento e todas as barreiras que foram impostas ao longo do processo. Está otimista que agora a obra saia do papel, mesmo que tenha demorado 50 anos.

 

Ocupando os espaços

Muitos políticos que não puderam estar presentes ao evento mandaram representantes. E praticamente todos foram chamados para comporem a mesa de autoridades. Esse momento que antecede o período eleitoral, aproveitam bem todos os espaços possíveis.  

 

A internet pode ser uma aliada

O deputado federal Giovani Cherini (PR) e o deputado estadual Ronaldo Santini (PTB) que é pré-candidato a deputado federal compareceram ao evento. Em época em que a eleição é mais curta, Santini aproveitou os minutos que antecedeu o ato para se atualizar, via smartphone. Aliás, a internet nessas eleições de outubro pode ser uma grande aliada dos candidatos, se bem aproveitada.

 

 

 

 

 

 

Leia também

Blog dos Colunistas

Publicidade

Horóscopo

Peixes
20/02 até 20/03
O dia representa profundidade e envolvimento emocional com...

Ver todos os signos

Publicidade