Blog do Rodrigo Finardi

A Corsan terá que vir com uma proposta muito vantajosa para Erechim, caso contrário se abre um flanc

Executivo e Corsan retomam negociações em Erechim; diretor é exonerado da prefeitura

Por Rodrigo Finardi
Foto Rodrigo Finardi

Executivo e Corsan retomam negociações em Erechim

O diretor-presidente da Corsan, Jorge Melo, deverá estar em Erechim no próximo dia 17, para serem retomadas as negociações com a prefeitura.

O edital estava previsto para ser aberto no dia 16 de janeiro. Mas no dia 12 o Tribunal de Contas através de cautelar suspendeu o processo licitatório, após pedido formulado pela Corsan.  De lá para cá, vários episódios ocorreram. Muitas conversas, várias reuniões (aqui e em Porto Alegre).

O prefeito Luiz Schmidt já criticou publicamente a atuação da companhia em Erechim em algumas oportunidades. Já afirmou que tanto ele, como os ex-prefeitos Paulo Polis e Eloi Zanella foram enganados pela Corsan ao longo dos anos.

A Corsan terá que vir com uma proposta muito vantajosa para Erechim, nessa retomada de negociações, caso contrário o avanço será insignificante e poderá abrir o flanco para que outra empresa no futuro possa explorar os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário. 

 

Intensificando ações

Os dias que antecedem o período eleitoral e as convenções partidárias, os pré-candidatos estão intensificando ações. Correm antes, para angariar apoiadores. As convenções serão realizadas de 20 de julho a 5 de agosto. A propaganda eleitoral inicia no dia 16 de agosto. Já a propaganda eleitoral gratuita em rádio e TV começa em 31 de agosto.

 

O desafio do prefeito

Durante o período eleitoral, o prefeito de Luiz Francisco Schmidt terá o desafio de controlar os Cargos de Confiança, para não se ausentarem de suas funções para fazer campanha para seus candidatos em horário de expediente.

 

Política não é uma conta matemática

Na política, invariavelmente mais e mais dá menos. Quando alguém pensa em concorrer para se cacifar para outros cargos mais tarde, pode ocorrer uma subtração de votos.  E quem concorre imaginando que repete votações antigas também acabam se decepcionando. Política não é uma conta matemática. Nunca é exata.

 

Potencial de consumo

No sábado, 7, o empresário e professor Julio Brondani, foi um dos palestrantes do Seminário de Mercado promovido pela Unimed Erechim. Como sempre trouxe muitos números, mostrando o tamanho da região e seu potencial.

Um dado interessante relatado pelo professor é com relação ao PIB do Alto Uruguai e o PIB da região Nordeste. As duas agregadas detêm mais de 3,3% do Produto Interno Bruto. Sozinho o AU tem em torno de 2%. Mostrou através dos números que a falta de ligações asfálticas faz com que a outra região acabe usando esses recursos em outras cidades que não Erechim. Isso em produtos e serviços.

 

Em quem votar?

Com a saída prematura do Brasil da Copa do Mundo, daqui uns dias o Brasil estará respirando as eleições gerais para presidente da República, governadores, senadores, deputados estaduais e federais. E muitos se perguntam: em quem votar? 

Esse é um exercício que todos devemos fazer. Pesquisar a vida pública dos candidatos, como foi sua postura em temas relevantes para o país; se não está envolvido em nenhuma falcatrua e acima de tudo saber se o projeto da candidatura é pela população ou pessoal.

 

O Desenvolvimento Econômico e a rotatividade

Reinaldo Sartore não é mais o diretor de desenvolvimento das relações institucionais e socioeconômicas da secretaria de Desenvolvimento Econômico de Erechim. Ele foi exonerado do cargo na semana passada.

Ao longo de um ano e meio no cargo, Reinaldo teve grande visibilidade frente as feiras realizadas pela secretaria e também as missões empresariais com ramos diversos da economia.

O Desenvolvimento Econômico tem alta rotatividade nos cargos importantes. Dois secretários adjuntos já foram exonerados, e até agora outro nome não foi nomeado (a indicação deve ser do PDT). E agora esse cargo de diretor está vago.

Blog dos Colunistas

Publicidade

Horóscopo

Virgem
23/08 até 22/09
O dia representa preocupações com as...

Ver todos os signos

Publicidade