Euro R$ 3,74 Dólar R$ 3,17

Publicidade

Blog de Dennis Allan

Geral

Dennis Allan

Dennis Allan é Formado em Comunicação pela Northern Illinois University (EUA).

Trabalha com ensinamento bíblico (palestras, administração do site www.estudosdabiblia.net, edição de livros e revistas de ensinamento da Bíblia.

É um trabalho independente, não vinculado a nenhuma denominação ou instituição religiosa. Escreve sobre a Bíblia -- história, interpretação e aplicação prática.

  • Salmo 138 - O Senhor é excelso

    Por Dennis Allan
    Foto Divulgação

    Salmo 138 - O Senhor é excelso

     

    Como muitos dos hinos de louvor compostos por Davi, o Salmo 138 não identifica seu contexto e não cita nenhum fato histórico específico como pano de fundo. As verdades afirmadas em louvor a Deus poderiam ser ditas em qualquer lugar ou momento.

    No início do Salmo, Davi oferece seu próprio louvor:

     

    “Render-te-ei graças, SENHOR, de todo o meu coração;na presença dos poderosos te cantarei louvores.

    Prostrar-me-ei para o teu santo temploe louvarei o teu nome,por causa da tua misericórdia e da tua verdade,pois magnificaste acima de tudo o teu nome e a tua palavra.

    No dia em que eu clamei, tu me acudistee alentaste a força de minha alma” (versos 1 a 3).

     

    Davi não mostrou vergonha de Deus, cantando louvores na presença de pessoas em posições altas (provavelmente os reis mencionados no verso 4). Ele reconheceu a misericórdia de Deus em um sentido muito pessoal, pois Deus havia respondido quando ele pediu ajuda (verso 3). Na abertura do Salmo, Davi mostrou seu entendimento de:

     

    1. Sua própria posição. Davi não demonstrou o orgulho de um rei, e sim a humildade de um servo.
    2. A posição dos outros reis. Podem ser vistos como poderosos em comparação com outros homens, mas ainda ocupavam seus lugares subordinados ao Senhor.
    3. A posição de Deus acima de tudo e de todos.

     

    Na segunda parte desse cântico, Davi fala do louvor que os próprios poderosos dariam para Deus:

    “Render-te-ão graças, ó SENHOR, todos os reis da terra,quando ouvirem as palavras da tua boca,

    e cantarão os caminhos do SENHOR,pois grande é a glória do SENHOR” (versos 4 e 5).

     

    Obviamente, muitos reis têm ouvido e desprezado as palavras do Senhor, mas tal soberba é tolice. O rei do Egito não admitiu a soberania de Deus (Êxodo 5:2), e foi humilhado por meio de uma série de castigos que Deus mandou sobre sua nação. Depois da décima praga, ele insistiu que os hebreus saíssem da sua terra e ainda pediu que o abençoassem (Êxodo 12:31-32). O orgulhoso Nabucodonosor, rei da Babilônia, foi humilhado por Deus e, depois, disse: “Agora, pois, eu, Nabucodonosor, louvo, exalço e glorifico ao Rei do céu, porque todas as suas obras são verdadeiras, e os seus caminhos, justos, e pode humilhar aos que andam na soberba” (Daniel 4:37). Os reis sábios que aceitam a palavra do Senhor se humilham diante dele.

     

    Deus, sendo muito superior a todos, sabe como tratar os humildes e os arrogantes. Davi conclui o hino:

     

    “O SENHOR é excelso, contudo, atenta para os humildes;os soberbos, ele os conhece de longe.

    Se ando em meio à tribulação,tu me refazes a vida;estendes a mão contra a ira dos meus inimigos;a tua destra me salva.

    8 O que a mim me concerne o SENHOR levará a bom termo;a tua misericórdia, ó SENHOR, dura para sempre;não desampares as obras das tuas mãos” (versos 6 a 8).

     

    Os últimos versos do Salmo tratam de Deus e as duas categorias de homens já introduzidas (veja os primeiros versos, acima). Deus é excelso, ou seja, elevado e sublime. Mesmo assim, ele se preocupa com os humildes, e Davi se enquadra nesse grupo. Os inimigos, porém, homens soberbos, sofrem a ira do Senhor.

     

    Davi adorou a Deus e chamou outros a honrar o mesmo Senhor, pois ele reconheceu a grandeza do soberano Criador, que exerce domínio sobre grandes e pequenos.

     

    (www.estudosdabiblia.net)

     

  • Armas, álcool e atrocidades

    Como imaginávamos quando ouvimos a notícia de um ato de incompreensível maldade em Las Vegas, o já acirrado debate sobre controle de armas de fogo se esquentou mais ainda. Tenho pouco interesse nessas discussões sobre a política de acesso às armas.

  • Massacre em Las Vegas: Deus não errou!

    Quando levantamos na primeira segunda-feira de outubro (2017), ouvimos a notícia. Mais um caso de violência aleatória deixou pelo menos 58Âncora mortos e mais de 500 feridos. Policiais procuram entender o que aconteceu enquanto hospitais ficam lotados com vítimas precisando de atendimento. O atirador, um homem de 64 anos, foi encontrado morto pelos policiais.

  • Salmo 41 - Na doença, tu lhe afofas a cama

    A fórmula adotada por Jesus nas frases iniciais do Sermão do Monte se encontra em vários dos Salmos, entre eles o Salmo 41: “Bem-aventurado o que acode ao necessitado, o SENHOR o livra no dia do mal” (verso 1; compare com as bem-aventuranças em Mateus 5:3-12). Com esta frase, Davi começa esse hino sobre o cuidado que Deus oferece aos fiéis, mesmo nos momentos mais difíceis da vida. A citação do verso 9 nos comentários de Jesus sobre a traição por Judas Iscariotes injeta nesse cântico um elemento messiânico (João 13:18; Mateus 26:23; Marcos 14:18-20).

  • Ervas daninhas na horta - A parábola do joio

    Das hortas dos amadores aos vastos campos dos fazendeiros profissionais, todas as plantações sofrem com ervas daninhas que ameaçam a sua produtividade

  • Prudência X Insensatez: uma parábola de Jesus

    As últimas parábolas de Jesus, contadas nos dias antes de sua morte em Jerusalém, tratavam do importante tema do julgamento divino. Enquanto os líderes dos judeus se consideravam juízes capazes de determinar o destino de Jesus, ele agiu como o verdadeiro juiz divino que faria separação entre as pessoas que o respeitam e as pessoas que o desprezam.

  • Dois filhos que mudaram de ideia

    Todos os quatro registros bíblicos da vida de Jesus destacam sua entrada em Jerusalém poucos dias antes da sua crucificação. Por causa do louvor popular que Jesus recebeu nesta ocasião, o evento se tornou conhecido como a

Publicidade

Blog dos Colunistas

Publicidade

Horóscopo

Leão
22/07 até 22/08
Dois belos acontecimentos astrológicos hoje: a Lua...

Ver todos os signos

Publicidade