Publicidade

Blog de Grupo Jupem

Cultura

Grupo Jupem

O Grupo Jupem é um dos mais antigos grupos folclóricos de Erechim. São erechinenses, descendentes de poloneses ou não, que encontram no grupo um ambiente pronto para desenvolver as habilidades e talentos.

  • Jupem no aniversário de Erechim!

    Por Grupo Jupem

    O Jupem participa da comemoração de aniversário dos 99 anos de Erechim! O Calendário festivo conta com várias atrações e no dia 25/04, terça-feira, o Grupo participa de uma apresentação no Centro Cultural 25 de Julho a partir das 19h. Serão apresentadas coreografias dançadas pelas crianças e pelo elenco adulto.

    Convidamos você e sua família para prestigiar o Jupem e as outras etnias que também irão fazer apresentações na noite e, claro para comemorar o aniversário da Capital da Amizade!

    Maria Eduarda Wlodarkievicz

    Nesta edição, você conhece a candidata à Corte do Jupem, Maria Eduarda Wlodarkievicz. Confira o que ela escreveu para este momento.

    Em 2008, aos meus 11 anos de idade, fui indicada ao Jupem pela minha mãe. Chegando à sede fui recepcionada pela então presidente, onde me apresentou para as pessoas ali presentes, dançarinos, parte da diretoria e ao coreógrafo Janusz Chojecki.

    Logo simpatizei com tudo e então começaram os ensaios. Tive a sorte de chegar a um momento propício, começava a ser passada a nova coreografia do elenco mirim Krakowiak Zabawa z Lajkonikiem. Diante de algumas dificuldades no novo estilo de dança, fui convidada a participar de mais elencos e então fiquei sabendo que o XXV Espetáculo da Primavera – Emoções, estava se aproximando.

    Depois de meses de ensaios e preparação nem acreditava que já era a hora do meu primeiro espetáculo com o Jupem. A beleza dos trajes, as coreografias, a correria nos camarins e coxias e a felicidade dentro e fora dos palcos me encantavam. Estava muito animada com toda aquela euforia que nesse momento pude entender o quão grandioso era esse grupo.

    Passado esse espetáculo vieram as primeiras viagens, primeiras premiações e diversas apresentações. Tive a oportunidade de conhecer pessoas que jamais pensei que conheceria, fiz amizades que perduram até hoje, pude presenciar idas, vindas, vidas sendo formadas, seguidas e sonhos realizados.

    Hoje, continuo dançando, sou instrutora de um elenco onde passei, ensino danças que já dancei e continuarei até quando puder. Vejo minha participação na escolha da corte não como um sonho e sim como uma forma de agradecimento ao Grupo Jupem por todas as histórias que me tem proporcionado. Dzi?kuje Bardzo Jupem! Kochajmy-Sie. 

Publicidade

Blog dos Colunistas

Publicidade

Horóscopo

Libra
23/09 até 22/10
A fase lunar nova ocorre no setor de metas e...

Ver todos os signos

Publicidade