Euro R$ 3,70 Dólar R$ 3,15

Publicidade

Blog de Grupo Jupem

Cultura

Grupo Jupem

O Grupo Jupem é um dos mais antigos grupos folclóricos de Erechim. São erechinenses, descendentes de poloneses ou não, que encontram no grupo um ambiente pronto para desenvolver as habilidades e talentos.

  • Espetáculo da Primavera: embarque à Polônia

    Por Grupo Jupem

    Quem não conhece a Polônia terá a oportunidade de saber como são os costumes por lá nos próximos dias. O Espetáculo da Primavera contará com cenas que simbolizam várias regiões do país europeu. Serão cinco blocos com pequenas encenações, danças, cantos e músicas típicas que remetem o folclore polonês. O intuito é fazer com que o público se sinta deslocado, como se estivesse numa viagem à Polônia, com a história contada no palco.

    A emoção toma conta dos jupenianos

    Há alguns meses os dançarinos já demonstravam sua ansiedade por realizar o espetáculo, quem já participou não vê a hora de dançar no evento novamente e quem ainda não participou quer que chegue logo para realizar sua primeira apresentação. Os dançarinos demonstram isso ao divulgarem fotos e vídeos das últimas edições, nas redes sociais, uma maneira de relembrar estes momentos e de divulgar o que vem por ai. Por isso, fique atento nas redes sociais dos dançarinos e, também nas do Jupem: procure por GrupoJupem no Facebook e Instagram.

    Uma explicação para toda essa ansiedade talvez seja pelo fato de o Espetáculo da Primavera ser único. Ele é preparado e apresentado à nossa comunidade, os participantes doam todo o seu esforço e dedicação, ao final, ser aplaudido por pessoas do nosso convívio é muito gratificante e, não vemos a hora de isso acontecer.

    Venha nos prestigiar!

    Por isso, não perca o 29ª Espetáculo da Primavera nos dias 1, 2 e 3 de setembro, no Centro Cultural 25 de Julho. Preparamos três noites para que todos possam comparecer e conhecer pouco mais dos costumes poloneses.

    Ensaios gerais

    O Grupo Jupem prepara seu 29ª Espetáculo da Primavera com muita dedicação e carinho. Após tantas edições, pode-se parecer que é fácil realizar este trabalho, pois nem sempre é assim, já que cada edição são histórias e emoções diferentes, há integrantes novos que não conhecem o palco, ou até mesmo veteranos que estão de volta após algum tempo. Tudo isso influencia para que o trabalho seja árduo e para que tudo saia conforme o planejado.

    A preparação desta edição não é diferente das outras, nesta semana, foram realizados três ensaios gerais. Na terça e na quinta-feira os dançarinos dos elencos A, B, Mirim e Juvenil realizam os dois primeiros ensaios com todos unidos e prestativos para passar todo o repertório. Já no sábado (19), o Elenco Adulto agregou aos outros participantes para realizar o Espetáculo na íntegra, por duas vezes, para que tudo esteja muito bem ensaiado. 

  • Conhece o Espetáculo da Primavera?

    Há 36 anos, o Jupem realizava o seu primeiro Espetáculo da Primavera. O ano de 1981 marcou história para o Grupo que, pela primeira vez, mostrou para Erechim um pouco do folclore polonês neste evento típico e próprio do Grupo Jupem.

  • O maior festival de danças polonesas

    Entre os dias 19 e 26 de julho, ocorreu mais uma edição de um festival muito popular na Ponônia, o “XVII ?WIATOWY FESTIWAL POLONIJNYCH ZESPO?ÓW FOLKLORYSTYCZNYCH”, Festival Mundial de Grupos Folclóricos Poloneses, maior e mais popular encontro de grupos poloneses do mundo

  • Jupem, campeão de dança

    Quem acompanha o mundo artístico e da dança sabe que o Festival de Dança de Joinville começou no dia 18/07 e termina amanhã (29). Este festival mobiliza centenas de pessoas a participar de mostras de danças competitivas e abertas no complexo de eventos Cau Hansen, que abriga também a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. O Festival é reconhecido pelo Guinness Book (livro dos recordes) como o maior festival de danças do mundo, por agregar várias categorias e por ter um grande número de participantes.

  • 20 anos de Kapela

    20 anos de Kapela O que seria da dança sem a música? E que graça seria se essas atividades artísticas não se misturassem? A música é parte fundamental para ocorrer cada minucioso movimento produzido pelos passos das coreografias, pelo fato de os detalhes das danças serem criados a partir do som e compassos que a música nos proporciona ouvir

  • Uma noite polonesa em Santa Catarina

    Como contamos, na semana passada ocorreu a 1ª Noite do Pierogi em Xanxerê (SC), organizada por dois ex-dançarinos do Jupem: os irmãos Matheus e Paulo Stefanoski, iniciaram uma campanha de resgate da cultura polonesa na cidade onde vivem e trabalham atualmente. Matheus conta para nós como foi o evento:

  • Jupem em Danças e Tradições

    Cultivar as tradições através do folclore e das danças polonesas é um dos propósitos do Jupem, e desde sua criação o Grupo visa manter vivos os costumes da Polônia e repassá-los às novas gerações por meio da música, do canto e até mesmo pela culinária. Todos estes ensinamentos são colocados em prática nos eventos, shows e espetáculos realizados pelo Jupem, onde os jupenianos são envolvidos em todo o processo de criação, preparação e execução

Publicidade

Blog dos Colunistas

Publicidade

Horóscopo

Capricórnio
22/12 até 20/01
O momento prioriza o autoconhecimento e a...

Ver todos os signos

Publicidade