Euro R$ 3,68 Dólar R$ 3,28

Publicidade

Blog de Grupo Jupem

Cultura

Grupo Jupem

O Grupo Jupem é um dos mais antigos grupos folclóricos de Erechim. São erechinenses, descendentes de poloneses ou não, que encontram no grupo um ambiente pronto para desenvolver as habilidades e talentos.

  • Religiosidade nas Origens Jupenianas

    Por Grupo Jupem

    Nas raízes do Jupem está a religiosidade, ensinada pelos fundadores, Padre Valentin e a Irmã Wanda. Enquanto estavam no Grupo, eles deixaram vários ensinamentos que são pregados até hoje, ter fé e seguir uma religião pode ter sido um dos principais legados.

    Por conta disso, o Jupem não poderia deixar de participar de uma Missa para comemorar seus 49 anos de história. Os integrantes do Grupo se reuniram na Capela das Irmãs da Sagrada Família no último sábado (13). A celebração foi comandada pelo padre Cleocir Bonet e contou com a participação de dançarinos e membros de outros grupos polônicos de nossa cidade. A presidente do Jupem, Dirce Kozak, lembrou que o local da missa foi escolhido por conta de esta ser a congregação que a Irmã Wanda participava, e seria uma forma de também homenageá-la.

    Os poloneses são muito devotos e praticam sua fé

    O Padre Cleocir Bonet lembrou, durante a celebração, que em visita à Polônia encontrou um povo muito devoto e cheio de fé. “As pessoas estavam chegando à igreja após ter caminhado vários quilômetros e, apesar disso, estavam cheios de vitalidade”, explicou o Padre. O país europeu tem o maior índice de católicos do mundo, a maior parte da população segue esta religião. Talvez, também seja por este motivo que a religiosidade esteja presente no cotidiano do Jupem, ao celebrar as datas religiosas baseadas nos costumes poloneses.

    Jupem em apresentação

    A Uri realiza o VII Congresso Sul Americano de Erva Mate e,  nós fomos convidados para apresentar um espetáculo em um dos momentos festivos do congresso. Na noite da terça-feira (16), os elencos Mirim, Juvenil e Adulto realizaram as apresentações artísticas que animaram o público presente. O evento foi realizado no CER Atlântico e contou com a presença de, aproximadamente, 400 pessoas de vários estados do Brasil e de outros países.

    Jantar para os dançarinos

    Após a apresentação, os dançarinos organizaram seus trajes e adereços e se dirigiram à cede do Jupem, na SIR Rui Barbosa, para confraternizarem um jantar preparado por algumas mães de jupenianos. Um momento de lazer e diversão mais que merecidos, afinal todos acabaram de realizar mais um belíssimo espetáculo. 

Publicidade

Blog dos Colunistas

Publicidade

Horóscopo

Câncer
21/06 até 21/07
A Lua nova ocorre no setor de recursos, talentos e...

Ver todos os signos

Publicidade