Euro R$ 3,74 Dólar R$ 3,17

Publicidade

Blog de Coluna do Leitor

  • Estimular e reconhecer

    Por Coluna do Leitor
    Foto Divulgação

    Estimular e reconhecer

    Cezar Miola
    Ouvidor do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS)

     

    O calendário nos avisa que 15 de outubro é o Dia do Professor. O contexto local nos mostra que não há muitos motivos para celebrar: salários parcelados, paralisações e não cumprimento da lei do piso salarial por diversos Estados e pela maioria dos municípios. Apesar da baixa remuneração, do pequeno reconhecimento social e dos problemas cotidianos enfrentados nas salas de aulas, por exemplo, com a indisciplina, os professores fazem da profissão uma ferramenta de transformação social. De acordo com uma pesquisa lançada pela Fundação Lemann (2015), um dos fatores que mais motiva os profissionais a persistirem na carreira é a possibilidade de contribuir para o aprendizado dos alunos.

    A crise econômica e política enfrentada pelo país, além de impactar no cumprimento de deveres básicos, também reflete na ausência de investimentos capazes de transformar o ensino público e alavancar o futuro de milhões de brasileiros. De acordo com dados oficiais da educação, o Brasil possui 2,8 milhões de crianças e adolescentes fora da escola. O analfabetismo ainda é uma realidade para 12,8 milhões de pessoas e a escolaridade da população que deveria atingir 12 anos, alcança 81,7% do mínimo recomendado.

    O Plano Nacional de Educação (PNE) estabeleceu uma série de ações planejadas para melhorar os índices e a qualidade da educação. A Meta 17, por exemplo, prevê que até 2020, os profissionais do magistério das redes públicas tenham seus rendimentos equiparados aos demais profissionais com escolaridade equivalente. Atualmente, o cumprimento da referida Meta é de 52,5%, segundo o Observatório do PNE. 

    O cenário não é favorável, mas não deve servir de argumento para o imobilismo. A solução para o futuro próximo será resultado de várias frentes de ação: gestão eficiente dos recursos, políticas públicas formuladas com a participação dos profissionais da educação, compartilhamento de boas experiências de ensino e valorização da carreira docente. Estimular o reconhecimento desses profissionais é um passo fundamental para içarmos a educação ao patamar necessário à construção de um futuro digno para todos os brasileiros.

    Cezar Miola, Ouvidor do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS)

     

  • Romaria memorável

    Momento marcante, inesquecível, vivemos neste domingo! Na Romaria de Nossa Senhora de Fátima, que se realiza anualmente, instituído, tendo como testemunhas milhares de irmãos, por decreto de Dom José Gislon, o Santuário Diocesano.

  • “No coração gentil, sempre busca refúgio o Amor”

    “Zeitgeist é um termo alemão cuja tradução significa espírito da época ou espírito do tempo. Em resumo, significa o conjunto do clima intelectual e cultural, num determinado período.A partir desse conceito – mesmo em momento de júbilo - não podemos ignorar a triste realidade que ora envolve o mundo e principalmente o país

  • Quando a cultura não passa além do discurso

    Para que possamos medir até onde se vai a interferência humana com a cultura, muitas ações e iniciativas devem ser colocadas em uma

  • Educação e a comunicação não-violenta

    Educar em todas as situações, na escola, na comunidade, nos grupos sociais, em casa, no trabalho, entre outros, exige além do conhecimento racional e sequencial, a relação humana, os valores, as culturas, a comunicação dialógica, as emoções, a afetividade, a criatividade e o autoconhecimento.

  • Educação e conduta social

    A formação técnica, a qualificação profissional e a transmissão de conhecimentos são atribuições das escolas, das universidades, dos institutos, dos centros de pesquisa científica, das empresas, do sistema S etc. A formação moral e ética, entretanto, é papel fundamental da família. No passado, as escolas reforçavam essa formação familiar com a disciplina Educação Moral e Cívica – atualmente em desuso. São as religiões que mais abordam o tema, hodiernamente.

Publicidade

Blog dos Colunistas

Publicidade

Horóscopo

Escorpião
23/10 até 21/11
É no setor de carreira que temos hoje a fase lunar...

Ver todos os signos

Publicidade