Euro R$ 3,70 Dólar R$ 3,15

Publicidade

Blog de Mônica Rossetti

Saúde

Mônica Rossetti

Mônica Rossetti é fisioterapeuta, especialista em orto, traumato, desportiva e osteopatia. Mônica atende em sua clínica localizada na Av. Comandante Kraemer, 971, Erechim. Contato: (54) 3712-1200 ou (54) 9619-1299.

  • O que é uma falsa perna curta?

    Por Mônica Rossetti
    Foto Ilustração

    O que é uma falsa perna curta?

    Osteopatia Mônica Rossetti – Crefito 154770

    Nosso corpo é indivisível, funciona como uma engrenagem complexa e composta por várias partes. Assim, quando temos uma parte que está se movimentando menos do que deveria outra parte precisa assumir o papel dessa e acaba por se movimentar demasiadamente, ocasionado sintomatologia de dores na coluna ou nas pernas, claudicação, sensação de pisar errado. Na primeira consulta em Osteopatia isso tudo é avaliado.

    Quando dizemos que um paciente possui uma falsa perna curta é porque existe discrepância/diferença na altura da pelve (bacias), comprometendo o funcionamento normal da coluna lombar e do sacro (ossos do final da coluna). Essa perna curta é causada por uma pisada não adequada (apoio plantar), o que envia informação constante errônea para o cérebro desencadeando dores no tornozelo, joelho, quadril até a coluna lombar e torácica. Também, cabe ressaltar que, na maioria das vezes não existe diferença no exame de Escanometria, onde se mede o comprimento dos membros inferiores, pois o exame feito pelo Osteopata é dinâmico, ou seja, o paciente é avaliado em pé e são feitos testes de mobilidade dos ossos ilíacos, sacro e coluna.

    Assim, é necessária uma avaliação profunda para analisar cada caso, pois existem ainda alguns casos que necessitam do uso de palmilhas proprioceptivas para a correção de uma pisada muito pronada(pés para fora) ou muito supinada (pés para dentro). Dessa maneira cabe ao Fisioterapeuta Osteopata essa função de avaliar, medir e indicar, se for o caso, uma palmilha corretiva.

    Porém, a maioria dos casos de falsa perna curta são corrigidos através da manipulação do osso ilíaco (asa maior da pelve) através das técnicas da Osteopatia. É importante ressaltar que existe também um desequilíbrio muscular entre flexores e extensores de quadril e joelho quando existe esse problema. Essas correções são feitas através de técnicas musculares e também avaliando e tratando o nível de inervação da coluna correspondente a cada músculo.

     

Publicidade

Blog dos Colunistas

Publicidade

Horóscopo

Escorpião
23/10 até 21/11
É no setor de carreira que temos hoje a fase lunar...

Ver todos os signos

Publicidade