Euro R$ 3,89 Dólar R$ 3,31

Publicidade

Blog de Mônica Rossetti

Saúde

Mônica Rossetti

Mônica Rossetti é fisioterapeuta, especialista em orto, traumato, desportiva e osteopatia. Mônica atende em sua clínica localizada na Av. Comandante Kraemer, 971, Erechim. Contato: (54) 3712-1200 ou (54) 9619-1299.

  • Quem disse que é só hérnia de disco que pode gerar sintomas neurais?

    Por Mônica Rossetti

    Uma disfunção na cintura escapulo torácica, pode também gerar sintomas no antebraço e mão! 
     
    Qual exame faço para saber se tenho disfunção?  

    Este problema, não aparece em exames, mesmo que poderíamos ver o fluxo arterial diminuído com uma angiografia, ou uma condutibilidade alterada com uma eletroneuromiografia, o correto é analisar o funcionamento, de todas as articulações e músculos desta região, e então diagnosticar qual a função que está prejudicada através de uma avaliação em osteopatia.

    Atualmente existe um hiperfoco em justificar dores como cervicobraquialgias e ciáticas buscando desesperadamente alterações como hérnias de disco e artrose na coluna. Muita gente se esquece que os sintomas neuro-vasculares periféricos muitas vezes são gerados por comprometimentos dos nervos e vasos sanguíneos em seu trajeto e não em sua origem apenas.  
      
    Na imagem podemos ver os desfiladeiros pelos quais passam o plexo braquial e os vasos subclávios (escalenos, costo-clavicular e peitoral menor) nos quais podem estar sendo irritados e gerar sintomas nos braços como dores, adormecimento, formigamento, queimação, inchaço e sensação de peso. E a coluna?! Vai bem obrigado.

Publicidade

Blog dos Colunistas

Publicidade

Horóscopo

Sagitário
22/11 até 21/12
Boa nova, sagitariano: o ingresso de Marte em seu signo....

Ver todos os signos

Publicidade