Publicidade

Blog de Mônica Rossetti

Saúde

Mônica Rossetti

Mônica Rossetti é fisioterapeuta, especialista em orto, traumato, desportiva e osteopatia. Mônica atende em sua clínica localizada na Av. Comandante Kraemer, 971, Erechim. Contato: (54) 3712-1200 ou (54) 9619-1299.

  • Osteopatia e desequilíbrios posturais

    Por Mônica Rossetti

    Um desequilíbrio postural nunca irá se apresentar de forma isolada. Um bom exemplo disso são as lesões recorrentes de joelho, dores nos ombros, inflamação nos tendões e cartilagens articulares. 
    No exemplo de dor no joelho, ela pode ser causada por uma má estática dos pés, geralmente associada à ausência/diminuição do arco plantar, que acarreta na desestruturação das cadeias musculares ascendentes, levando a compensações para áreas adjacentes, como joelho, quadril e evolução com alterações de tronco, ombro e cabeça.

    O desequilíbrio do arco plantar que ocasiona o pé pronado, também conhecido como “pé chato”, leva à rotação interna do eixo da tíbia e do fêmur (geno valgo) e medialização da patela, com compensações no quadril podendo levar a uma pubalgia, por exemplo, e alteração das curvaturas da coluna.

    Pacientes com esse tipo de pé terão uma instabilidade maior em tornozelos e joelhos, sendo mais suscetíveis a lesões limitantes, como entorses de tornozelo e joelhos.

    É possível prevenir essa lesão por intermédio de uma análise biomecânica com o profissional fisioterapeuta especializado em Osteopatia. Este fará essa análise e os testes de mobilidade, identificando as áreas hipomóveis e fará a intervenção necessária para corrigir as disfunções dos desequilíbrios musculares de todo o membro inferior, pelve, coluna e cintura escapular/ombros.

    Uma avaliação em Osteopatia é sempre recomendada em casos de dores que não melhoram com analgésicos, relaxantes musculares e anti-inflamatórios. O Osteopata é o melhor profissional para orientar o paciente quanto às dores relacionadas ao sistema músculo-esquelético, possuindo um arsenal de técnicas que vão além das manipulações de coluna (realizadas com toda a segurança, por sinal), técnicas musculares, fasciais, viscerais e neurais. Ou seja, todos os sistemas são diagnosticados visando sanar a causa da dor.

Blog dos Colunistas

Publicidade

Horóscopo

Gêmeos
21/05 até 20/06
Você vai se sentir mais confiante para ir...

Ver todos os signos

Publicidade