Euro R$ 3,68 Dólar R$ 3,28

Publicidade

Blog de Mônica Rossetti

Saúde

Mônica Rossetti

Mônica Rossetti é fisioterapeuta, especialista em orto, traumato, desportiva e osteopatia. Mônica atende em sua clínica localizada na Av. Comandante Kraemer, 971, Erechim. Contato: (54) 3712-1200 ou (54) 9619-1299.

  • Osteopatia: o que é e quando é indicada

    Por Mônica Rossetti

    O que é

    A osteopatia é um sistema de avaliação e tratamento, com metodologia e filosofia própria, que visa restabelecer a função das estruturas e sistemas corporais, agindo através da intervenção de terapia manual sobre os tecidos (articulações, músculos, fáscias, ligamentos, cápsula, tecido nervoso, vísceras, vascular e linfático).

    É indicada de uma forma geral nas disfunções do corpo humano, principalmente mecânicas, onde ocorre uma alteração da função de alguma estrutura.

    O sucesso do resultado da aplicação da osteopatia vai depender de uma boa avaliação cinético-funcional no paciente e saber se os sinais e sintomas apresentados por ele são indicativos para aplicação das manobras osteopáticas.

    Como é aplicada

    Sendo uma terapia manual, é aplicada através de manipulação das articulações, utilizando técnicas de alta velocidade e baixa amplitude.

    Quando é indicado osteopatia?

    Tudo vai depender dos sintomas apresentados pelo paciente. A osteopatia é muito utilizada no tratamento de coluna vertebral, porém hoje já existem critérios de avaliação, onde podemos saber se a aplicação das manobras osteopáticas vão surtir efeito na dor ou disfunção do paciente.

    Por exemplo: Paciente somente com dor na coluna lombar.

    Na avaliação feita pelo fisioterapeuta, o paciente tem que apresentar alguns sinais e sintomas como: dor lombar com duração em até 16 dias, sintomas em geral distalizam-se até a prega glútea, exames neurológicos normais, análise da pontuação de questionários e verificar o grau de amplitude da rotação interna do quadril maior que 35 graus. Se o paciente apresentar pelo menos 3 desses 6 sintomas, a manipulação tem indicação, e quanto mais desses sintomas o paciente apresentar, mais chance de sucesso a manipulação vai ter.

    A osteopatia é utilizada em pessoas de várias faixas etárias, desde crianças, esportistas em geral, até a terceira idade.

Publicidade

Blog dos Colunistas

Publicidade

Horóscopo

Capricórnio
22/12 até 20/01
O momento prioriza o autoconhecimento e a...

Ver todos os signos

Publicidade