Euro R$ 3,74 Dólar R$ 3,31

Publicidade

Blog de Mônica Rossetti

Saúde

Mônica Rossetti

Mônica Rossetti é fisioterapeuta, especialista em orto, traumato, desportiva e osteopatia. Mônica atende em sua clínica localizada na Av. Comandante Kraemer, 971, Erechim. Contato: (54) 3712-1200 ou (54) 9619-1299.

  • Motivos para escolher o Pilates não faltam

    Por Mônica Rossetti
    Foto Ilustração

    Motivos para escolher o Pilates não faltam

    A atividade melhora o desempenho em corridas, combate dores e auxilia na prevenção de fraturas osteoporóticas, o método tem como princípios a respiração completa, o acionamento do centro de força (músculos abdominais), a precisão, o controle, a fluidez e a concentração.

    Com exercícios comuns na ginástica, na dança, na yoga e nas artes marciais e uso de acessórios, como bancos especiais, bolas, faixas e outros equipamentos desenvolvidos com exclusividade para essa prática, o pilates trabalha força, resistência, flexibilidade e equilíbrio.

    Uma aula de pilates é completa, a primeira atividade é o aquecimento, com foco na caixa torácica. Depois, vem o alongamento, com bastante atenção dedicada à região do diafragma. Em seguida, são realizados exercícios de mobilidade das articulações, principalmente da coluna. Na sequência é trabalhada a força de diversas regiões do corpo, como pernas, braços, abdômen e lombar.

    A atividade também contribui com o emagrecimento, já que proporciona uma perda considerável de calorias. Como se ganha musculatura, consequentemente seu metabolismo acelera, o que causa MAIOR gasto calórico. O pilates pode ser realizado por adultos, idosos, gestantes e crianças, desde que não haja restrições médicas. Além de ser uma opção de exercício físico, pode também ser utilizado na reabilitação de pacientes pós-cirúrgicos com dor aguda e sequelas neurológicas decorrentes de acidentes vasculares cerebrais, Parkinson e distrofias musculares, entre outras doenças. O pilates também ajuda a prevenir as chamadas doenças modernas, como má postura, tendinite, falta de disposição e ansiedade.

Publicidade

Blog dos Colunistas

Publicidade

Horóscopo

Escorpião
23/10 até 21/11
É no setor de carreira que temos hoje a fase lunar...

Ver todos os signos

Publicidade