Euro R$ 3,74 Dólar R$ 3,18

Publicidade

Blog de Rodrigo Finardi

  • O “Calcanhar de Aquiles” do Santa Terezinha

    Por Rodrigo Finardi
    Foto Rodrigo Finardi

    Ontem (21) foi o segundo dia de trabalho da nova equipe de Ortopedia e Traumatologia da Fundação Hospitalar Santa Terezinha em Erechim. No primeiro dia, na sexta-feira (18) algumas reclamações por parte dos usuários e até princípio de tumulto. 

    De acordo com o diretor executivo do Santa, Hélio Bianchi “está indo bem, dentro da expectativa planejada. Até imaginávamos que seria mais tumultuado em função da transição”.

    Desde sexta, segundo Bianchi está se executando os agendamentos feitos pela equipe anterior: “o que escuto dos pacientes atendidos é que os médicos estão sendo atenciosos”.

    Eram quatro médicos trabalhando ontem: “no momento que iniciar as cirurgias irá aumentar o número de profissionais. Estão reavaliando os pacientes que tem laudo para cirurgias para conhecerem os problemas”, finaliza o diretor.  

    Conversei com alguns usuários e estive in loco no local. E o sentimento que colhi foi de inquietação neste primeiro momento. Estão tentando compreender a mudança e assimilar tudo isso. Só querem resolver seus problemas.  

    Porém, tem algo que ninguém tem dúvidas, que a Ortopedia e a Traumatologia é o “Calcanhar de Aquiles” do hospital. Tem que funcionar bem, senão vira uma bomba relógio.

     

    Dexheimer é convidado para ingressar em outro partido

    O ex-prefeito de Erechim, Antônio Dexheimer, hoje no PSD, foi convidado para ingressar no PHS (Partido Humanista da Solidariedade). Ele confirmou à coluna o convite, mas por enquanto aguarda a reforma política para saber qual caminho seguir e se realmente irá sair do PSD, partido que está desde o primeiro semestre de 2015, com direito a solenidade no dia 15 de maio na Câmara de Vereadores com a presença do deputado federal Danrlei de Deus.   

    O PHS na eleição do ano passado apoiou em Erechim, o candidato Flávio Tirello (PSB) à prefeitura. Neste ano o partido passou por uma reformulação no país, nos estados e nos municípios. E com essa reformulação uma nova executiva provisória foi eleita e empossada em Erechim.

    Na presidência está Paulo Roberto Pereira, que saiu do PSD. Como primeiro vice-presidente Welton Pinto dos Santos. A secretaria geral é Maria de Lourdes Martini e Renata Seffrin a tesoureira, além de Lucimar Antonio Pansera como Vogal.

    Questionei o novo presidente do PHS, como fica a questão já que ele e seu vice ocupam cargos (CCs) na prefeitura de Erechim e a sigla apoiou outra candidatura: “É um novo momento da sigla, e nós podemos ajudar o governo Schmidt e Lando. Estamos com quase 200 pessoas para filiar no partido. Entre estas pessoas, vários suplentes de vereador”.

    Sobre a possibilidade de Dexheimer ser um destes filiados, Paulo salienta que realmente fez o convite e aguarda pela resposta do ex-prefeito.

     

    “Estradas é obrigação dos gestores”

    Conversando com o secretário de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar de Erechim, Leandro Basso, salientou que várias frentes de trabalho estão sendo desenvolvidas pela pasta, como terraplanagem em empresas do agronegócio que estão ampliando suas atividades.

    Questionei-lhe sobre as estradas da região. Relatou que o trabalho está sendo feito, um pouco mais demorado pois muitas estradas estão sendo alargadas, para passar no mínimo dois veículos e se compactando onde tinha buracos no meio. Mas não vê isso como um favor: “estradas é obrigação dos gestores”. 

     

     

    O planejamento continua o mesmo

    Até a próxima quinta-feira (24), Marcos Lando é o prefeito em exercício de Erechim com a viagem do titular Luiz Schmidt para Brasília. Conversei com Lando e repassou que a rotina de trabalho é a mesma da que vinha acontecendo. Na manhã de ontem manteve reunião com os vereadores da base onde são analisadas a pauta do legislativo, e momento para que tirem as dúvidas de algo que a oposição possa vir a questionar durante as sessões ordinárias: “temos um planejamento dentro da prefeitura e estou seguindo ele na risca”.

    O seu partido, o PDT, tem quatro plenárias no Rio Grande do Sul, e Lando com o presidente do partido e vereador André Jucoski pretendem acompanhar todas para se inteirarem do processo de sucessão do governador José Ivo Sartori (PMDB).

    O PDT deve ter candidato ao governo gaúcho, o ex-petista, Jairo Jorge que foi prefeito de Canoas por oito anos. Lando deve ser o primeiro suplente para o Senado de José Fortunati, ex-prefeito de Porto Alegre e André Jucoski concorrerá à deputado federal.

     

     

    Educação deixada de lado, mais uma vez...

    O diretor da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Erechim, Anderson Alves Ribeiro anda preocupado. Desde 2015 que os recursos que vinham para manter a instituição estão diminuindo. Agora em 2017, já estamos no final de agosto e os valores repassados pelo governo federal é em torno de 40% do previsto para o ano. Essa baixa significativa nos recursos afeta diretamente na pesquisa e extensão. E reflete nos contratos terceirizados como limpeza, segurança e manutenção.

    Não se tem mais projeção de ampliação em Erechim, apenas tentar terminar as obras já iniciadas. Basta dar uma volta pela universidade e ver que a falta de recursos é perceptível. O cuidado de apagar a luz das salas que não tem ninguém, os prédios já existentes sofrem com a falta de cuidados.

    É a educação deixada de lado, mais uma vez....

     

    Novidade para o prefeito

    Esse negócio do prefeito Schmidt passar o cargo para o vice-prefeito é uma novidade. Quando foi prefeito de 1997 à 2000, governou por mais de três anos sem vice-prefeito, que era Clodomiro Fioravante (PT). O Partido dos Trabalhadores ficou pouco mais de 10 meses no governo.

    No gabinete do vice que ficou fechado por um bom tempo, acabou recebendo o Orçamento Público, na época comandado por José da Cruz e Débora Machado.  

Publicidade

Blog dos Colunistas

Publicidade

Horóscopo

Câncer
21/06 até 21/07
A Lua nova ocorre no setor de recursos, talentos e...

Ver todos os signos

Publicidade