Publicidade

Blog de Rodrigo Finardi

  • Vereadores querem audiência pública na praça

    Por Rodrigo Finardi
    Foto Rodrigo Finardi

    Vereadores estiveram presente na manhã de ontem, 23, na Praça Daltro Filho no centro de Erechim, para conferir in loco, o pedaço que será subtraído (quase 700 metros quadrados) e ver as 25 árvores que serão transplantadas, em função de recente projeto apresentado pelo Executivo.  

    Quando chegaram, na entrada da praça tinha uma estaca que pela distância do passeio, é onde ela será cortada.

    Conversando com os três – Rafael Ayub, Ale Dal Zotto e Ilgue Rossetto, pretendem fazer uma audiência pública na praça.

    Segundo o presidente da Câmara de Vereadores, Rafael Ayub (MDB) “essa audiência é para saber exatamente o que a população quer. Queremos saber se tem as licenças para remoção das árvores, os custos. Precisamos ter segurança do que está sendo feito”.

    Ilgue Rossetto (PV) carregava um abaixo assinado dos moradores contrários ao projeto. Sabia de cor cada variedade das árvores que serão replantadas: “são espécies centenária. Nenhuma sobreviverá depois que trocarem de lugar”.   Para Dal Zotto (PSB) o projeto precisa ser discutido com toda a comunidade.

    Deixaram claro que não são contra o projeto de remodelação, apenas a parte em que se refere a retiradas das árvores e encolhimento da praça para aumentar a rua.

     Movimentos estão sendo organizados. No próximo domingo, às 15 horas, um grupo de pessoas se reunirá na praça para traçar estratégias o que fazer a partir de agora.

     

    “Turismo apoia a greve”

    Durante o protesto das vans escolares na tarde de ontem, 23, em Erechim, em função do preço dos combustíveis e sendo solidário aos caminheiros, um ônibus de turismo passou em frente ao Castelinho com uma faixa: “o turismo apoia a greve”.

    Faço esse registro, pelo fato do principal símbolo do turismo em Erechim, o Castelinho, estar fechado, sem serventia nenhuma, com alguns imbróglios jurídicos para serem resolvidos.  O turismo tem que apoiar a greve, e todos devemos apoiar o turismo em Erechim e no Alto Uruguai.

     

    Portal da transparência mais complicado

    O portal da transparência da prefeitura sofreu alterações (desde ontem) o que dificulta por parte da população para acompanhar as nomeações dos Cargos de Confiança (CCs) e Funções Gratificadas (FGs) do governo municipal.  Antes quando entrava no site, era só clicar no portal da transparência e nos cargos e disponibilizava a relação completa das nomeações por secretaria.

    Agora quando acessa traz os seguintes dizeres: “visando proporcionar melhorias e disponibilizar as informações em tempo real a consulta aos Cargos de Confiança, Funções Gratificadas, entre outras, estará disponível no link ao acessando o portal da transparência – transparência municipal – recursos humanos”. Até se consegue acessar os nomes, porém de forma mais complicada, o que fará que muitos desistam.  

     

     

    XXI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios

    Uma comitiva formada por prefeitos, vice-prefeitos e secretários municipais, liderada pelo vice-presidente da AMAU e prefeito de Marcelino Ramos, Juliano Zuanazzi, participa da XXI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que iniciou na última segunda-feira, e encerra hoje (24). 

    O evento é promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) com o tema: “Compromisso com o Brasil”. Em torno de cinco mil gestores debatem sobre a pauta municipalista.

    Conforme o vice-presidente da AMAU e prefeito de Marcelino Ramos, Juliano Zuanazzi, uma pauta importante que os presidentes do Senado, Eunício Oliveira, e da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, estão defendendo, é a alteração dos valores base para as licitações. Segundo o prefeito Juliano, o valor atual é de mais de 15 anos atrás e não tem correção monetária. Para comprar qualquer produto ou contratar serviços acima de 8 mil reais precisa licitação. A mudança da lei objetiva corrigir este valor para padrões mais atuais.

     

    Cinco empresas no edital da reforma da prefeitura

    Na tarde de ontem (230, foi aberto o edital para a reforma do prédio da prefeitura de Erechim. Cinco empresas participam do processo. Nesse primeiro momento foram entregues as documentações e aberto prazo para recursos (cinco dias úteis). Após serão abertas as propostas, para ser conhecido o vencedor. O preço orçado é quase R$ 300 mil.

     

    Transporte coletivo

    Nos próximos dias deve ser homologada a empresa vencedora do edital do transporte coletivo em Erechim. A atual empresa – Transporte Gaurama -, fez a melhor proposta, mas a segunda colocada entrou com um recurso (dentro do prazo legal), mas não deve alterar o resultado final.

Blog dos Colunistas

Publicidade

Horóscopo

Câncer
21/06 até 21/07
A Lua nova ocorre no setor de recursos, talentos e...

Ver todos os signos

Publicidade