13°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Estado

Presidente da Assembleia assume como governadora em exercício

Silvana Covatti ficará por quatro dias, até às 11h da próxima segunda-feira (16

teste
Primeira mulher a comandar o Parlamento, Silvana Covatti assume o Executivo por quatro dias - Foto:
Por Redação jornalismo@jornalbomdia.com.br

Silvana Covatti ficará por quatro dias, até às 11h da próxima segunda-feira (16 

A cerimônia de posse da presidente da Assembleia Legislativa, deputada Silvana Covatti, como governadora do Rio Grande do Sul, aconteceu no fim da tarde de ontem (12) no Palácio Piratini. Ela ficará no cargo por quatro dias, até às 11h da próxima segunda-feira (16).

Presente no evento o governador em exercício, José Paulo Cairoli, destacou o momento que marca simbolicamente o compartilhamento de cargo com o Legislativo. “Esta iniciativa é uma forma de reforçar as relações com os Poderes, uma parceria de grande importância para o funcionamento do Estado”, ressaltou Cairoli.

Na ocasião, Silvana agradeceu ao governador José Ivo Sartori e ao vice-governador José Paulo Cairoli pela oportunidade. "É com muita honra que assumo o Executivo. Durante estes quatro dias, não fugirei das obrigações que o cargo exige e cuidarei com responsabilidade do povo gaúcho", destacou.

De acordo com o Artigo 80 da Constituição Estadual, o presidente do Legislativo ocupa a chefia do Executivo em casos de impedimento simultâneos do governador e vice. O vice-presidente da Assembleia Gaúcha, Adilson Troca, assume a presidência do Parlamento no período que Silvana Covatti, estará no chefe do Executivo.

Governadora em exercício

Natural de Frederico Westphalen, Silvana Covatti, concorreu pela primeira vez a uma vaga na Assembleia Legislativa em 2006. Ao longo de 2015, ocupou o cargo de primeira-secretária da Mesa Diretora do Parlamento. Foi à primeira mulher a comandar o Legislativo desde a instituição do Palácio Farroupilha, há 180 anos.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas