19°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Economia

Comércio já se prepara para a Páscoa

Mais uma vez, ovos de chocolate disputarão a preferência do consumidor com barras de chocolate e caixas de bombons

teste
Produtos relacionados à data começam a se destacar nas prateleiras e gôndolas de lojas e supermercad
Por Najaska Martins - najaska@jornalbomdia.com.br
Foto Najaska Martins/Arquivo BD

Mais uma vez, ovos de chocolate disputarão a preferência do consumidor com barras de chocolate e caixas de bombons

O comércio erechinense já está se preparando para a Páscoa. A 39 dias da data, basta andar por alguns dos corredores de supermercados, por exemplo, para perceber que os produtos que movimentam o varejo neste período já começam a ganhar destaque nas prateleiras e gôndolas. Neste ano, as vendas devem seguir a mesma tendência de 2016: maior procura por ovos de chocolate pequenos e preferência por presentes alternativos, como chocolates em barra e caixas de bombom.

O subgerente de um supermercado de Erechim, Wanderlei Dick, destaca que baseado nesta projeção, a organização dos produtos foram estratégicas. “Estamos montando a parreira de ovos de páscoa e próximo a ela colocamos os demais chocolates, que têm se tornado a primeira opção dos consumidores. É uma maneira de atraí-los para a compra”, pontua.

Ainda receoso quanto às projeções, Dick afirma que a compra de produtos para revenda neste ano foi em torno de 15% menor em relação ao ano passado. “Focamos as aquisições nos ovos de chocolate menores e combinamos com os vendedores que deixaríamos algumas das compras para o período mais próximo à Páscoa, pois assim teremos uma visão melhor sobre como se comportará o consumo”, afirma o supermercadista, complementando que em relação aos preços, os produtos tiveram um acréscimo que pode chegar a 6%.

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Erechim, embora não tenha feito nenhuma projeção de vendas ainda, focará a campanha de Páscoa do dia 1º até 16 de abril. A presidente da entidade, Lindanir Canelo, adianta ainda que para estimular as vendas, o comércio deverá abrir nos três primeiros sábados do mês (1º, 8 e 15 de abril).

Aposta em produtos de padaria

Em outro supermercado, a projeção é de um incremento de 20% nas vendas. De acordo com a gerente, Silvania Fávero, a aposta para o período são os produtos de padaria, especialmente as colombas pascais. “Já temos uma tradição com os panetones no Natal e neste ano queremos promover a venda das colombas que também são uma tradição na Páscoa, porém, sem tanta divulgação. É uma forma de movimentar as vendas deste ano com um produto diferenciado”, pontua.

Embora ainda esteja esperando mais proximidade da data para organizar os ovos de páscoa – protagonista da data - nas prateleiras, a comerciante também espera boa saída de produtos alternativos. “Chocolates em barra e bombons tiveram a preferência dos consumidores ano passado e neste ano certamente isso se repetirá”, completa.

De acordo com Silvania, essa preferência é motivada pela consciência cada vez maior pelo consumo. “Em razão da crise do ano passado, as famílias passaram a analisar mais a relação custo-benefício dos produtos que estavam comprando. No caso da Páscoa, até mesmo nas escolas os professores trabalharam com alunos comparações do preço do chocolate de acordo com seu peso tanto vendido em barra ou no próprio ovo de páscoa. Isso contribuiu para a queda nas vendas”, analisa .

Valores

Em um dos supermercados consultados pelo Bom Dia, o preço médio dos ovos de páscoa de uma mesma marca variava de R$ 27,90 na unidade de 196g para R$ 72 na unidade de 743g.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas