22°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Saúde

Unimed Erechim mostra evolução nos números em 2016

Dados foram apresentados aos médicos cooperados em reunião que antecede a assembleia geral ordinária

teste
Mário Lorenço Tormen.jpg
Por Assessoria de imprensa
Foto Divulgação - assessoria de imprensa

A Unimed Erechim realizou uma reunião preparatória para a assembleia geral ordinária que acontece no próxima terça-feira, dia 14. A abertura foi feita pelo presidente da cooperativa, Alcides Mandelli Stumpf, que reforçou a importância da transparência e clareza das informações, oportunizando aos cooperados o esclarecimento de dúvidas.

A reunião foi dividida em três módulos: cenário, cocriação e saúde econômica. O cenário foi apresentado pelo diretor ddministrativo, Luiz Felipe Barreneche Leães. Conforme Luiz Felipe, o sistema Unimed lidera o setor de planos de saúde no país, com mais de 38% do mercado e 18 milhões de beneficiários.

Relatou ainda que o número de operadoras de planos de saúde no Brasil apresentou queda de 34% nos últimos 10 anos e 21% nos últimos cinco anos, em função da crise econômica que afeta todos os setores. O diretor também citou alguns pontos críticos como a forte regulação por parte da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), com 20 novas Resoluções Normativas, somente em 2016.

De acordo com o diretor, dentre os motivos pelos quais os brasileiros deixaram o plano de saúde no país, estão: a queda de empregabilidade e redução no poder de compra. Somente em Erechim, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), órgão vinculado ao Ministério do Trabalho, foram fechados 2.756 postos de trabalho no ano passado, sendo que a maior parte deste saldo negativo foi na indústria, com 1.844 vagas de emprego fechadas.  “Mas 2017 já mostra sinais de melhora”, disse Luiz Felipe.

Mesmo assim, o ano atípico impôs inúmeros desafios, elencados pelo diretor: “controle das despesas administrativas, judicialização e normatização, gestão de custos assistenciais de prestadores e renegociação de contratos, centralização de serviços próprios na nova Uniclínica, gestão de sinistralidade, transição etária de cooperados e colaboradores e inovação tecnológica”, entre outros.

O diretor técnico, Elcio Marcos Zanardo, abordou aspectos ligados à cocriação, que compreende a construção coletiva da instituição, por meio da realização de mais de 150 ações, fundamentadas nos princípios de governança corporativa e do cooperativismo.

Entre estas ações, estão a educação continuada de cooperados, revisão do planejamento estratégico e seus desdobramentos, reforma estatutária e aprimoramento do relacionamento com a Rede Prestadora de Serviços. Um dado apresentado por Elcio que chama a atenção neste sentido, é o fato de que a Unimed Erechim é a única operadora do Rio Grande do Sul com 100% de informações corretas na Rede Prestadora.

Na sequência, o diretor de Educação, Mario Lorenço Tormen, explanou sobre o andamento das obras da nova Uniclínica, que está com 80% da obra civil concluída. Tormen também falou sobre o contrato assinado no último domingo, 5 de março, com o BRDE.

Durante a reunião os dirigentes destacaram o comprometimento da equipe de gestores com o processo de mudança cultural e práticas inovadoras, alinhadas ao Planejamento Estratégico.

Responsabilidade Social

Também na pauta da reunião, foram apresentados resultados do Projeto Semeando Sonhos, realizado pelo Instituto Unimed/RS e executado pela Unimed Erechim. Desde sua implantação, em 2008, vem contribuindo para a queda nos índices de gravidez na adolescência no município. Quando o projeto iniciou, os índices em Erechim eram de 16,87% e atualmente estão em aproximadamente 10%, enquanto no país o índice chega a 21%. 

Outras atividades voltadas à promoção da saúde, como o Dia Nacional do Combate ao Colesterol e campanhas como a de Prevenção ao Câncer de Pele, Mama e Próstata, também foram apresentadas.

Ações de inovação

Várias inovações foram implantadas na Unimed em 2016 como o sistema TOTVS, o Programa de Proteção Radiológica Infantil e o Projeto Idoso Bem Cuidado e a versão G4 do Relatório de Gestão e Sustentabilidade.

Saúde Econômica

A Saúde Econômica da Unimed Erechim foi apresentada pela gerente de Operações e Negócios, Adriana Biasi, que ressaltou o crescimento de 13,77% no faturamento da cooperativa. A gerente detalhou ainda toda a destinação do faturamento e o resultado líquido do exercício de 2016, além das sobras à disposição da Assembleia Geral Ordinária que acontece na próxima terça-feira, 14 de março.

Para o presidente da Unimed Erechim, Alcides Mandelli Stumpf, o ano de 2016 foi desafiador. “Mas conseguimos com um grupo qualificado de colaboradores avançar em várias áreas de todo nosso planejamento estratégico e iniciamos 2017 com boas perspectivas”, afirma. 

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas