15°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Ensino

URI promove curso de extensão

As aulas do curso de extensão em Morfometria Geométrica acontecerão entre os dias 24 e 28 de abril, nos turnos manhã e tarde

teste
Curso trará abordagens teóricas e práticas das análises de Morfometria Geométrica.jpg
Por Assessoria de imprensa
Foto Divulgação - assessoria de imprensa

A URI Erechim, por meio do Departamento de Ciências Biológicas e do Programa de Pós-Graduação em Ecologia, está promovendo um curso de extensão em Morfometria Geométrica - um conjunto de técnicas e ferramentas digitais que permitem quantificar a variação na forma dos organismos. O Curso destina-se a introduzir o escopo teórico e também prático das análises de Morfometria Geométrica e é dirigido a estudantes de graduação e pós-graduação de todas as áreas vinculadas às Ciências Biológicas.

De acordo com o Coordenador, professor Rodrigo Fornel, a morfometria geométrica, ou análise estatística da forma, começou a ter popularidade nos anos 90. Ela permite mensurar a forma de estruturas de organismos, tais como o crânio de um mamífero, o corpo de um peixe, um osso ou dente isolado, a nervura de uma folha ou a venação de uma asa de inseto.

“A morfometria geométrica difere da morfometria de medidas linear, como comprimentos e larguras, por utilizar marcos anatômicos. Estes marcos anatômicos são pontos que têm suas coordenadas tomadas e sobrepostas a um conjunto de dados a fim de remover os efeitos de escala, posição e orientação. Isso nos permite testar hipóteses com testes estatísticos a partir dos dados das coordenadas dos marcos anatômicos tomados de diferentes tratamentos. Estes tratamentos podem ser organismos de diferentes populações, localidades geográficas, idades ou faixas de desenvolvimento. Além de comparar forma e tamanho entre estes grupos também é possível explorar padrões de simetria e assimetria, bem como a história evolutiva destes traços à luz de hipóteses filogenéticas e, assim, recriar como estas diferentes estruturas morfológicas evoluíram ao longo das linhagens”, explica o professor.

O objetivo do curso é capacitar os participantes a utilizarem as ferramentas de aquisição e análise de dados de forma com diferentes abordagens estatísticas em diferentes programas para computadores.

As inscrições podem ser feitas até o dia 7 de abril e as aulas acontecerão entre os dias 24 e 28 de abril, nos turnos manhã e tarde. Com duração de 30h, o curso será desenvolvido no Laboratório de Informática II, do Prédio 2 da Universidade. Mais informações e inscrições estão disponíveis no site www.uricer.edu.br.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas