24°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Segurança

Polícia prende envolvidos e esclarece morte de padeiro aposentado

Menores confessaram o crime que ocorreu na madrugada da quarta-feira (19)

teste
Fotos Leandro Zanotto e Davi Martinelli
IMG_0026.JPG
IMG_0033.JPG
IMG_0039.JPG
IMG_0051.JPG
IMG_0298.JPG
IMG_0311.JPG
Por Leandro Zanotto leandroz@jornalbomdia.com.br
Foto Leandro Zanotto / Davi Martinelli

Menores confessaram o crime que ocorreu na madrugada da quarta-feira (19)

Uma ação rápida e conjunta de soldados da Brigada Militar com agentes da Polícia Civil, conseguiu em tempo recorde, desvendar o caso da morte padeiro aposentado, Gilberto Bueno. A vítima de 60 anos foi encontrada morta por populares na manhã desta quarta-feira (19), na Rua Santa Zanardo, no Bairro Novo Distrito Industrial, em Erechim.  A polícia também prendeu os dois adolescentes de 15 e 17 anos que confessaram o crime, além de um terceiro homem que comprou os produtos que a dupla roubou da vítima. 

 

 

Veículo do crime 

Ação rápida para desvendar o caso, aconteceu ainda antes do corpo ser retirado do local do crime. Enquanto peritos do Instituto Geral de Perícias (IGP), faziam o levantamento da causa da morte e contatavam que a vítima foi assassinada com sete facadas pelo corpo. A sala de operações da Brigada Militar, recebeu a informação que o automóvel da vítima, estava em uma mata, nos fundos do Parque dos Viajantes, próximo a BR-153, sendo desmontado. O veículo Fiat/Uno, de cor vermelha, foi encontrado por guarnições da Brigada Militar, sem as rodas e o rádio. 

Prisões 

Após buscas nas proximidades do local que o automóvel foi encontrado, três indivíduos acabaram detidos. Entre eles dois menores de 15 e 17 anos, primos, que confessaram autoria do assassinado. 

De acordo com o delegado Gustavo Vilasbôas Ceccon, ambos têm várias passagens policiais por roubo, mas a dupla se destacou quando em outubro do ano passado, durante uma briga entre duas famílias no Bairro Progresso, o tentou cometer um homicídio. "Eles confessaram na época, terem participado do primeiro ataque a Jaqueline Pinto de Jesus, que posteriormente foi morta, isso a mando de terceiros. No caso de agora eles também confessaram", explicou o policial.

Outro homem preso foi identificado como Rudinei Duarte do Amaral (27). Ele foi detido com as rodas e o rádio, levados do automóvel da vítima. Conforme Ceccon em depoimento Amaral relatou que teria comprado dos menores os objetos e prometido pagar cerca de R$ 340.  

Segundo o delegado após os procedimentos na delegacia os menores foram encaminhados para o Ministério Público, que deve solicitar a internação de ambos no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Passo Fundo. "No ano passado nós tínhamos feito uma solicitação que foi indeferida, acredito que agora com este caso eles sejam internados", ressaltou Ceccon.  Já o maior foi enquadrado por receptação de produto roubado e aliciamento de menor, sendo encaminhado para o Presídio Estadual de Erechim, onde ficará a disposição da Justiça. 

Motivação para o crime 

Conforme Ceccon, em depoimento os menores contaram que haviam acabado de assaltar um homem na Avenida Pedro Pinto de Souza e levado R$ 66, quando conheceram a Bueno que os abordou em uma parada de ônibus e os ofereceu carona. "Segundo os depoimentos, a vítima, que era usuária de cocaína, pediu se eles utilizavam drogas. Posteriormente eles compraram o entorpecente e usaram e passaram a rodar pela cidade, até que em certo momento chegaram ao local do crime", pontuou o delegado. 

Em seus depoimentos os menores relataram que neste momento a vítima teria tentando ter relações sexuais com os adolescentes, momento que o jovem de 17 anos, teria sacado a faca e atingido Bueno. Logo após, o outro menor segundo a polícia jogou a vítima para fora do veículo e ambos fugiram até a mata em que o automóvel foi localizado. 

A vítima
 

Segundo familiares, Gilberto Bueno, que era conhecido como "Beto Padeiro", era separado e morava sozinho, próximo à padaria que trabalhou por muitos anos, na Avenida Farrapos, no centro de Erechim. Após os exames de necropsia no Posto do Instituto Geral de Perícias (IGP) o corpo foi encaminhado para velório na Capela do Cemitério Jardim da Saudade, onde acontece o sepultamento nesta quinta-feira (19). 

 

Publicidade

Blog dos Colunistas