Publicidade

Saúde

Cerest promove encontro de profissionais

Por Divulgação
Foto Divulgação

No próximo dia 28, em todo o mundo, serão homenageados os trabalhadores vítimas de acidentes e doenças de trabalho. A data foi escolhida em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos no ano de 1969. A OIT, desde 2003, consagra a data à reflexão sobre a segurança e saúde do trabalhador.

Com o propósito de promover o cuidado de quem cuida da população, o Cerest Alto Uruguai realizará no próximo dia 28, o Encontro em Saúde dos Trabalhadores da Enfermagem.

Para a entidade, é preciso que haja atualização dos saberes dos trabalhadores quanto aos riscos ocupacionais que estão expostos diariamente e como se proteger. Reuni-los para um encontro é uma forma de mostrar, como SUS, que estamos imbuídos de motivação para informar no intuito de proteger e cuidar. O convite se estende além dos profissionais de enfermagem, estando aberto para todos os trabalhadores dos estabelecimentos de saúde, estudantes e público em geral. O evento acontecerá no Anfiteatro da URI Campus de Erechim.

Sobre a data

A data lembra o outro lado do trabalho: o que acidenta, incapacita e mata. No Brasil, os números apontam para uma guerra invisível em que morrem todos os anos, três mil trabalhadores - uma morte a cada duas horas de trabalho - e outros 300 mil se acidentam - três acidentes a cada minuto trabalhado.

Para os trabalhadores, empresas e órgãos públicos o dia 28 de abril deve ser de profunda reflexão. Além disso, deve ser um dia de denúncias e de visibilidade para a questão dos acidentes e dos adoecimentos no trabalho, tanto físicos como mentais.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3522 6813 e pelo email: cerest@erechim.rs.gov.br. Confira a programação:

13h Inscrições

13h40 Abertura

14h Assunto: Saúde mental na enfermagem

Palestrante: Michele Azevedo – psicóloga formada pela Universidade do Oeste de Santa Catarina – Unoesc, pós-graduada em Administração de Recursos Humanos pela Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC, Psicóloga Organizacional na Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim.

15h Questionamentos

15h15 Intervalo

15h30 Assunto: Prevenindo lesões: aspectos anatômicos, biomecânicos e funcionais no trabalho da enfermagem

Palestrante: Gilson Inácio de Moura Arreal – Fisioterapeuta formado pela Universidade Luterana do Brasil – ULBRA Cachoeira do Sul, Pós Graduado em Reabilitação Físico Motora pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, Fisioterapeuta do Cerest/AU.

16h40 Questionamentos

17h Encerramento

 

 

 

Leia também

Publicidade

Publicidade

Blog dos Colunistas