Publicidade

Ensino

Curso de Psicologia da URI visita escolas indígenas da região

Por Assessoria de imprensa
Foto Divulgação - assessoria de imprensa

Acadêmicos do Curso de Psicologia da URI Erechim realizaram uma visita a duas escolas indígenas localizadas na Terra Indígena Votouro, no município de Benjamin Constant do Sul. A atividade foi realizada na disciplina de Psicologia e Aprendizagem, ministrada pela professora Jacqueline Enricone e teve como objetivo proporcionar vivências e conhecimentos sobre aspectos da cultura e educação indígena.

Na Escola Estadual Indígena de Ensino Médio Toldo Coroado os acadêmicos foram recebidos pela diretora Corina Valentini Fontana. Na sequência, eles conheceram os estudantes, que fizeram apresentações de cantos em português e na língua Kaingang, demonstrando a prática de educação bilíngue. Após, tiveram a oportunidade de  conversar com o grupo de professores indígenas da escola  que fizeram relatos sobre o seu cotidiano e sua cultura. Apresentaram também o alfabeto e o sistema de numeração Kaingang, falando dos estudos que estão sendo realizados nesta área. 

Na Escola Municipal Indígena de Educação Infantil Gir Si, os acadêmicos foram recebidos pela diretora Clarice Maria Carus e pelo professor Ademir Brandino, coordenador do grupo Mã ty ka, que realizou uma apresentação cultural para os visitantes e a comunidade.

Os acadêmicos ficaram agradecidos pelo acolhimento e recepção que tiveram, ressaltando a experiência como muito significativa. A professora Jacqueline enfatizou a importância da visita para a formação dos futuros psicólogos em uma perspectiva de educação intercultural. “A atividade complementou as discussões feitas em sala de aula sobre a necessidade de ações que promovam o estabelecimento do diálogo entre diferentes grupos sociais e culturais, rompendo com a visão homogeneizadora e estereotipada de ‘nós mesmos’ e dos ‘outros’, pois, de acordo com Boaventura de Souza Santos, o mundo é um arco-íris de culturas”, frisou a professora.

Leia também

Publicidade

Publicidade

Blog dos Colunistas