21°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Rural

Bovinocultura de leite no foco dos debates

Seminário pretende reunir produtores do Alto Uruguai em uma discussão sobre as formas de aprimorar a atividade

teste
bois.jpg
bois.jpg
Por Izabel Seehaber izabel@jornalbomdia.com.br
Foto Divulgação

Como todo e qualquer setor da economia, a bovinocultura de leite passa por transformações. Diante disso e com o propósito de fomentar o debate e ampliação de conhecimentos sobre a área, acontece na quinta-feira (4), a partir das 8h, no Polo de Cultura da Frinape, a primeira edição do Seminário de Bovinocultura de Leite do Alto Uruguai Gaúcho. O evento é promovido pela Emater com apoio do governo estadual, prefeitura municipal de Erechim, Amau e Accie.

De acordo com o assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar, Vilmar Fruscalso, o qual também irá palestrar sobre o tema, a bovinocultura passa por momentos em que são observadas trocas de tecnologia, a mudança do sistema de gado em pastagens para gado em confinamento, ordenha mecanizada, entre muitas outras variedades de opções.

“Nosso propósito é conversar com os agricultores, mostrar as múltiplas opções para atuar na atividade, levar o que existe no mundo, pois o momento é de mudança, fazer investimentos”, destaca Fruscalso.

Entre os motivos para aprimorar a forma de trabalho, segundo o assistente, está a necessidade de qualificar todo o processo, considerando a redução da mão de obra no campo e a preocupação com a qualidade do produto. “Existem várias opções, mas algumas pessoas estão optando por parar. No entanto, as que investirem, levando em conta as tecnologias adaptadas a cada realidade, terão lucratividade”, salienta.

Conforme o especialista há dois cenários: de um lado, os investimentos em equipamentos – os quais podem girar em torno de R$ 400 mil; e de outro, o foco no cuidado e escolha da pastagem, genética, qualidade do leite (a qual se torna uma exigência cada vez maior) e formação de pessoal. “Os investimentos não são altos e há opções de financimento que são viáveis”, acrescenta.

Programação

8h – Recepção

9h – Alimentos conservados: silagem, pré-secados e feno.

Dr. Mikael Neumann – Unicento/PR

10h – Intervalo com Milkbreak

10h30 – Abertura oficial

11h – Administração e Planejamento da Atividade Leiteira

Dr. Vilmar Fruscalso – Assistente Técnico Regional - Emater/RS-Ascar

12h – Almoço

13h30 - Sistemas confinados de produção de leite

Méd. Vet. Especialista Francisco Van Riel – Assistente Téc. Comercial - Tortuga

14h30 – Sistema pastoril de produção de leite

Dr. Wagner Beskow - Transpondo

15h30 – Encerramento e Milkbreak

 

As vagas são limitadas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 3321 5927.

 

 

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas