Euro R$ 3,65 Dólar R$ 3,27

Publicidade

Esportes

Grêmio estreia no Brasileirão contra o Botafogo

Por Giulianno Olivar - jornalismo@jornalbomdia.com.br
Foto Lucas Uebel/Grêmio FBPA/Divulgação

O longínquo 15 de dezembro de 1996 permanece na memória do torcedor tricolor como o dia em que o Grêmio conquistou um de seus mais importantes títulos, o bicampeonato do Brasileirão. Desde então, foram dois vice-campeonatos, em 2008 e 2013, um rebaixamento para a Série B (2004) e um desejo nervoso de voltar a levantar a taça da principal competição do futebol nacional. Embora tenha reencontrado o caminho dos títulos com a conquista do penta na Copa do Brasil do ano passado, o Tricolor chega a esse momento do ano sob desconfiança após um desempenho frustrante no Gauchão e atuações pouco inspiradas na Libertadores - apesar da boa campanha. A estreia do Grêmio é neste domingo, às 19h, contra o Botafogo na Arena.

O que esperar?

Em 2016 o Grêmio fez pouco caso do Brasileirão. No primeiro semestre, priorizou a Libertadores, enquanto no segundo, o foco foi todo na Copa do Brasil. Embora direção, comissão técnica e jogadores afirmem veementemente o contrário, a tendência é que mais uma vez o clube deixe o certame nacional para escanteio - ao menos enquanto se mantiver com chances nas outras duas competições. Apesar disso, pelo grupo montado, o Tricolor tem plenas condições de melhorar a nona posição do último campeonato. As perdas de Wallace (venda) e Douglas (lesão) foram - e ainda são - bastante sentidas, mas a adição de Lucas Barrios e o ressurgimento de Miller Bolaños dão motivos para o torcedor acreditar em algo melhor.

Botafogo, o primeiro adversário

Também focado na Libertadores - e fazendo boa campanha na competição - o Botafogo deve seguir caminho semelhante ao do Grêmio neste início de Brasileirão. Na próxima quinta-feira (18), o alvinegro carioca tem partida decisiva contra o Atlético Nacional, e depende apenas de si para assegurar a classificação às oitavas. Assim, a partida contra o Tricolor deverá servir mais como um teste de luxo para o time de Jair Ventura. Existe a possibilidade, inclusive, de o treinador escalar time misto para o confronto na Arena.

Leia também

Publicidade

Publicidade

Blog dos Colunistas