Euro R$ 3,75 Dólar R$ 3,19

Publicidade

Esportes

Ação do Rally Erechim envolve mais de mil estudantes

Por Assessoria de imprensa
Foto Divulgação - assessoria de imprensa

Há 15 anos tem sido assim: o projeto Rally na Escola muda o panorama em instituições públicas e privadas de Erechim, na semana que antecede um dos eventos mais importantes do município: o Erechim Rally Brasil.

A ação tem por objetivo ampliar a divulgação do evento, mas também difundir o esporte e tratar de questões relacionadas a segurança dos espectadores ao longo das corridas, em uma região que simplesmente "respira rali de velocidade".

Erechim é considerada há algum tempo, a "capital brasileira do rali de velocidade". E em cada ação do Rally na Escola, se entende um pouco mais do porque deste slogan. Em 2017, algumas escolas vão receber as ações. Nesta segunda-feira, a escola Sidney Guerra e a José Bonifácio, ambas de ensino estadual, receberam competidores para uma troca de experiências.

Mais de mil alunos participaram das ações. O piloto Fernando Sollimann e os navegadores Cassio Navarini, Edgar Marsarotto Jr, Felipe Costa, Bruna Giaretta e Marcelo Menegatti estiveram presentes nos encontros com os alunos.

Desde o entendimento da função de cada competidor nas corridas, até detalhes para assistir o evento de maneira mais segura, passando claro, pelo conhecimento de um carro de competição.

Os alunos conheceram os carros GM Celta, da dupla Darlan Balena/Lucivane Balena e também o Ford KA, da dupla Bruno Andreya/Marcelo Menegatti.

Fernando Solimann já participou de diversas ações do Rally na Escola. "É um projeto muito importante para que os alunos conheçam o carro, mas que também saibam da necessidade de estar seguro ao assistir as corridas e esta interação com eles, é simplesmente muito legal. As vezes nos questionam sobre coisas que nem imaginaríamos, certamente é bom para mostrar o que é nosso esporte", destaca.

Por outro lado, Marcelo Menegatti fará sua estreia no esporte e também participou pela primeira vez da ação do Rally Erechim. "Eu que sempre acompanhei no barranco, acredito que esta ação é muito importante para mostrar o esporte, incentivar esta gurizada a não somente se tornar um competidor, mas também poder auxiliar o evento como um todo", salienta.

O navegador Cassio Navarini diz que ter participado do Rally na Escola torna o sentimento, de dever cumprido. "Na época em que eu ia para a escola, não havia este tipo de projeto, esta demonstração do que é o rali de velocidade. Esta conversa com eles (alunos) nos incentiva ainda mais e tomara que daqui há algum tempo tenhamos futuros competidores que surjam destas ações", explica o navegador.

Para o navegador Felipe Costa, esta também uma oportunidade de tornar o rali de velocidade mais conhecido. "Para nós que gostamos e participamos deste esporte, é a oportunidade de plantar uma semente, que no futuro possa despertar através de um novo navegador ou piloto", pontua.

Edgar Marsarotto vai no mesmo pensamento. "Esta é uma semente que poderá dar frutos daqui a 10, 15 anos, mas tem que ser plantada para garantir o futuro do esporte", amplia. Bruna Giaretta lembra da importância de se divulgar o evento e o esporte. "Acompanho o Rally de Erechim desde criança e na minha época de estudante não tive este contato mais próximo, então acredito que seja uma boa oportunidade de eles conhecerem o esporte e o evento em si", completa.

Nesta terça, o Rally na Escola chegará às escolas Lourdes Galeazzi e Medianeira, ambas em Erechim.

 

 

O Rally de Erechim

O número de inscritos

► 74 equipes no total

► 29 equipes estrangeiras

► 45 equipes brasileiras

Equipes por países

► Paraguai: 17 equipes

► Uruguai: 6 equipes

► Argentina: 3 equipes

►Bolívia: 3 equipes

 

SERVIÇO DO RALLY ERECHIM

O que: Erechim Rally Brasil

Onde: Erechim - RS (Brasil)

Quando: dias 18 a 21 de maio de 2017

Competições em disputa: Campeonatos Sul-americano, Brasileiro e Gaúcho de rali de velocidade

 

PROGRAMA DO RALLY ERECHIM

Quinta-feira - dia 18 de maio

7h30 - Abertura da Secretaria de Prova (Parque da Accie, margens das BRs 153 e 480)

8h30 - Início do reconhecimento das especiais, pelos competidores

Sexta-feira, dia 19 de maio

7h20 - Início do shakedown (treino final) - carros 4x4

9h13 - largada do Qualifying Stage - carros 4x4

11h - Início do shakedown (treino final) - carros 4x2

14h30 - Conferência de Imprensa (Pólo de Cultura, junto ao Parque da Accie)

19h - Largada do Super-Prime noturno (Parque da Accie, margens das BRs 153 e 480)

Sábado, dia 20 de maio

8h13 – Largada da Especial Linha Aurora 1 – 13,4 KM

8h46 – Largada da especial Vale Dourado 1 – 16,1 KM

9h24 – Largada da Especial Vale dos Parreirais 1 – 15,48 KM

11h35 – Largada da Especial Linha Aurora 2 – 13,4 KM

12h08 – Largada da especial Vale Dourado 2 – 16,1 KM

12h46 – Largada da Especial Vale dos Parreirais 2 – 15,48 KM

14hh34 – Largada do Super-prime (Parque da Accie) – 3,6 KM

Domingo, dia 21 de maio

8h18 – Largada da Especial Barão de Cotegipe 1 – 14,38 KM

8h41 – Largada da Especial Paulo Bento 1 – 13,41KM

10h32 – Largada da Especial Barão de Cotegipe 2 – 14,38 KM

10h55 – Largada da Especial Paulo Bento 2 – 13,41KM

11h28 – Largada da Especial Accie (Parque da Accie) – 3,6 KM

Publicidade

Publicidade

Blog dos Colunistas