Euro R$ 3,74 Dólar R$ 3,12

Publicidade

Ensino

Campeonato escolar mirim é lançado

Por Najaska Martins - najaska@jornalbomdia.com.br
Foto Najaska Martins

A manhã desta quarta-feira (17) foi marcada pelo lançamento da primeira edição do Campeonato Escolar Mirim, que será realizado a partir deste mês entre as escolas da região. A apresentação do projeto - que é piloto em todo o Estado - ocorreu em solenidade realizada na 15ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE).

A iniciativa envolverá escolas municipais e estaduais de toda a região de abrangência da coordenadoria que envolve 41 municípios. O campeonato conta com o apoio do Sicredi, da Associação de Municípios do Alto Uruguai (Amau) e Associação de Municípios do Nordeste Rio Grandense (Amunor).

Conforme a coordenadora adjunta da CRE, Clarisse Maronesi, o projeto visa contemplar o público mirim das escolas – com idades entre 9 e 12 anos, que ainda não podem competir nos jogos escolares (Jergs), ofertados para crianças com idades de 12 a 14 anos e de 15 aos 17. “É uma forma de fazer um trabalho com as categorias de base, para que quando estes alunos cheguem aos Jergs, já estejam preparados e tenham noções de como se dão estas competições. Sabemos das nossas dificuldades, dos nossos desafios relacionados a recursos humanos, mas mesmo assim não podíamos deixar de fazer este projeto, porque esta é uma categoria que há muito tempo está à parte deste tipo de iniciativa”, pontuou.

O campeonato tem mais de 1,9 mil inscritos em cinco modalidades: basquete, futsal, handebol, voleibol e atletismo. Todas elas serão oferecidas na categoria mirim, naipes masculino, feminino e misto. O assessor de esportes da 15ª CRE, Ilário Bellé Júnior, explica que o campeonato será disputado inicialmente entre as oito microrregiões da coordenadoria. Após esta etapa classificatória, irão para a final – que será em Erechim – os campões de cada microrregião. Os campeões receberão troféus, e, independentemente da colocação, todos os participantes do campeonato receberão medalhas.

Lideranças destacaram a iniciativa

Participaram da solenidade de lançamento do campeonato o presidente do Sicredi Norte, Adelar Parmegiani; do Sicredi Altos da Serra, Mario Maurina; o vice-presidente do Legislativo erechinense, vereador Rafael Ayub; representantes da Amau, diretores escolares, professores de educação física entre outras lideranças.

Em sua fala, Parmegiani falou dos motivos que levam o Sicredi apoiar a iniciativa, destacando principalmente que o campeonato se encaixa nos propósitos defendidos pela cooperativa. “Nossas parcerias sempre são feitas com entidades sérias, as quais sabemos que de fato farão um trabalho efetivo junto à região onde atuamos. Quando fomos procurados para esta parceria, vimos a importância deste projeto, especialmente porque ele vai de acordo com nossa essência enquanto cooperativa, que é desenvolver um trabalho junto à comunidade. Vivemos anos difíceis em que precisamos fazer parcerias para que consigamos efetivar os nossos objetivos, por isso nos dispusemos a apoiar. Desejamos sucesso”, resumiu.

Leia também

Publicidade

Publicidade

Blog dos Colunistas