Euro R$ 3,75 Dólar R$ 3,19

Publicidade

Geral

Brigada Militar irá utilizar a nota do ENEM

Por Assessoria de imprensa
Foto Divulgação - assessoria de imprensa

A partir de 2017, o concurso público para ingresso na Brigada Militar, na graduação de soldado, nos termos da Lei nº. 12.307, de 08 de julho de 2005, utilizará como nota do Exame Intelectual as notas do Exame Nacional do Ensino Médio _ ENEM, conforme parâmetros a serem estabelecidos em edital próprio a ser divulgado posteriormente pela Corporação.Assim, todos interessados em ingressar na Brigada Militar, na graduação de soldado, deverão passar pelas provas do ENEM.

O comandante-geral da Brigada Militar (BM), coronel Andreis Silvio Dal'lago, tornou público, no dia 31 de janeiro de 2017, a nova forma de ingresso dos soldados na Brigada Militar. O concurso público para ingresso na BM, na graduação de soldado, nos termos da Lei nº. 12.307, utilizará como forma de ingresso as notas do Exame Nacional do Ensino Médio _ ENEM, conforme parâmetros a serem estabelecidos em edital próprio a ser divulgado posteriormente pela Corporação.

O comandante-geral, coronel Andreis destacou a importância da iniciativa que transforma o curso de Formação de Soldados em um curso superior, qualificando os profissionais do policiamento ostensivo. Comentou sobre a utilização das notas do Enem no exame intelectual do concurso, afirmando que o objetivo foi atender o princípio de economicidade e celeridade no processo de recrutamento e seleção.

O Departamento de Ensino (DE), o Instituto Nacional de Estudo e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e o Departamento Administrativo (DA) da Brigada Militar, conjuntamente irão elaborar os termos dos próximos editais.

Fica resguardada a prioridade ao direito de ingresso aos aprovados no último concurso público para ingresso na Brigada Militar na graduação de soldado, realizado no ano de 2014, que teve seu resultado final homologado nos termos do Edital DA/DRESA nº SD-P 59/2014, publicado no Diário Oficial do Estado nº 246/2014, de 19 de dezembro de 2014, enquanto estiver vigente, nos termos da Portaria SSP nº 249/2016, publicada no DOE nº 207, de 31 de outubro 2016, que prorrogou sua validade por mais dois anos.

Lembrando, as inscrições para o ENEM encerram nesta sexta-feira (19) e podem ser realizadas no seguinte endereço eletrônico http://enem.inep.gov.br/participante/#!/inicial.

São requisitos mínimos para ingressar na Brigada Militar, na graduação de soldado:

•Ser brasileiro;

•Possuir ilibada conduta pública e privada;

•Estar quite com as obrigações eleitorais e militares;

•Não ter sofrido condenação criminal com pena privativa de liberdade ou qualquer condenação incompatível com a função Policial Militar;

•Ter obtido aprovação nos exames intelectual, físico, psicológico e de saúde, exigidos para a inclusão e matrícula no Curso Básico de Formação Policial Militar;

•Não ter sido isentado do Serviço Militar por incapacidade física definitiva;

•Ter, na data da inclusão para ingresso na Brigada Militar, até 25 anos de idade;

•Se Reservista das Forças Armadas, deverá o candidato ter sido licenciado, no mínimo, no comportamento BOM;

•Possuir a altura mínima de 1,65 m para candidatos do sexo masculino e 1,60 m para candidatas do sexo feminino;

•Possuir Ensino Médio (2º Grau) completo ou equivalente;

•Ser portador de Carteira Nacional de Habilitação, que lhe permita conduzir veículo automotor, classificada no mínimo na Categoria "B", no momento da sindicância da vida pregressa.

Publicidade

Publicidade

Blog dos Colunistas