Euro R$ 3,65 Dólar R$ 3,27

Publicidade

Região

Citricultura tem resultados positivos em Aratiba

Por Assessoria
Foto Divulgação

A Secretaria da Agricultura de Aratiba realizou, nesta semana, no Centro de Convivência do Idoso, reunião que contou com cerca de 43 citricultores do município. O encontro teve como pauta a apresentação do processo licitatório, realizado para aquisição de mudas de citrus para 2017, apresentação de edital, valores e exigências feitas pela Secretaria as empresas participantes. Na oportunidade, também foi realizada a efetivação do cadastro e a encomenda de mudas por parte dos citricultores do município.

Segundo o secretário da Agricultura, Elói Schenneider, a prefeitura subsidiara 50% dos valores apresentados e os outros 50% serão pagos pelo produtor dentro de uma quantidade máxima de 450 mudas, que correspondem a um hectare. “Atualmente o município de Aratiba é destaque na produção de citrus. Neste ano de 2017 as reservas superaram as nossas expectativas, pois o número de mudas praticamente triplicou se comparado ao ano anterior, onde foram adquiridas quase seis mil mudas. Neste ano, as reservas chegaram a quase 18 mil mudas, e esse aumento foi gerado em grande parte, devido a melhora no preço que o produtor de citrus recebeu durante a safra”, destacou.

Valmir Dartora, representante da Emater, destacou a importância de se realizar todo o processo de preparação da área onde essas mudas serão plantadas, para o bom desenvolvimento dos frutos e, consequentemente, a obtenção de êxito na produção. “Sabemos que o preço das mudas neste ano esta relacionado ao mercado do citrus, mas para que haja um retorno positivo para o produtor que irá adquirir novas mudas e ampliar, ou até mesmo iniciar a atividade da citricultura, é necessário que se desenvolva uma organização do sistema de produção, bem como, processo de amostragem, análise e correção do solo. São questões técnicas, porém que fazem uma grande diferença para o produtor que busca bons resultados na área”, salientou.

Também estiveram presentes na reunião, a secretária adjunta do Meio Ambiente, Jésica Brunetto, o presidente da Cooperativa de Produção Agropecuária de Aratiba (Copaal), Clamir Balen e o secretário da Fazenda, Juarez Dallazen.

Leia também

Publicidade

Publicidade

Blog dos Colunistas