15°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Rural

Paraguai sediará o próximo Congresso Sul-Americano da erva-mate

teste
ajdajdba.jpg
Por Divulgação
Foto Divulgação

Conforme reunião realizada em Erechim na última quinta-feira (18) entre os Institutos Nacionais dos países produtores de erva-mate - IBRAMATE/Brasil, INYM/Argentina e Centro Herbatero/Paraguai, ficou definida a sede do VIII Congresso Sul-Americano da Erva-Mate. O evento será realizado em maio de 2020 no Paraguai. Também ficou definida a participação dos países vizinhos na Turismate em Ilópolis (novembro 2017), ocasião em que serão encaminhas algumas pautas comuns no sentido da promoção e divulgação internacional da erva-mate e seus derivados.

Conforme debatido no Congresso realizado em Erechim muitos são os desafios da cadeia sul-americana da erva-mate, entre eles: fortalecimento dos processos de organização das políticas públicas intitucionais em cada país, no sentido de melhorar a organização representativa e inter-relação sócio-sustentável de todos os elos das respectivas cadeias (do produtor ao consumidor); a continuidade e busca de novas pesquisas com ênfase na sustentabilidade dos sistemas produtivos, e nos benefícios à saúde humana das mais de 190 propriedades encontradas na erva-mate; elaboração de pautas comuns entre os países sul-americanos produtores da erva-mate (Ilex paraguariensis), no sentido da divulgação internacional e incremento no consumo do chimarrão brasileiro, do mate argentino, do tererê paraguaio, bem como dos chás, bebidas, expressos, concentrados, gastronomia, cosméticos e medicamentos.

Para a questão brasileira ficou evidenciado nos debates do Congresso a necessidade de melhoria da qualidade da matéria-prima, principalmente nos aspectos do sombreamento, manejo sustentável dos ervais plantados e corretos intervalos entre colheitas, melhorando com isso a cor, sabor e qualidade final do produto.

Neste sentido já há programas em andamento como o da SDR/Emater-RS, em parceria com Ibramate, Embrapa, Seapi e Fetag. Também está em andamento, sob a coordenação da Frente Parlamentar/RS da erva-mate, várias legislações visando qualidade, divulgação e incremento no consumo.

O Ibramate também está organizando algumas ações em Brasília por ocasião da 25ª Expotchê (a maior feira do Distrito Federal), como a Casa da Erva-mate em parceria com a Escola do Chimarrão, Emater-RS e indústrias ervateiras.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas