Euro R$ 3,74 Dólar R$ 3,12

Publicidade

Erechim

A bebida que agrega

Por Najaska Martins - najaska@jornalbomdia.com.br
Foto Divulgação

Da comemoração ao encontro casual, do jantar romântico à reunião de amigos, os vinhos têm função especial de melhorar ocasiões

Com vários sabores, diferentes características e especificidades, os vinhos estão longe de se limitarem à “bebida para matar a sede”. Cada vez mais eles vêm garantindo espaço nas mais variadas ocasiões, tendo o papel fundamental de tornar momentos ainda mais agradáveis. Na comemoração ou no encontro casual, no jantar romântico ou na reunião de amigos, eles conquistaram seu lugar de destaque na mesa.

E a escolha não se dá à toa. “Hoje o vinho é tido como uma opção muito versátil que vai bem com qualquer momento. Não é o tipo de bebida que se escolhe para se embriagar, mas para degustar, apreciar e tornar os momentos vividos ainda mais especiais”, relata o gerente Loredan Giacomel, da Cantina Giacomel, um dos espaços gastronômicos conhecidos de Erechim, pela sua extensa variedade pratos e vinhos.

Segundo ele, atualmente o apreço pelos vinhos é quase que unânime. “É cada vez mais raro encontrar quem não aprecie vinhos. Há também o diferencial de que os consumidores têm buscado mais informações sobre a bebida que escolhem, então, com mais conhecimento, têm se aventurado por diferentes opções, tornando-se também mais exigentes”, pontua Loredan.

Esta busca por conhecimento sobre vinhos resultou em mudanças na procura. "O mercado de vinhos evoluiu muito, assim como a curiosidade e o conhecimento sobre eles. Com isso, percebemos algumas mudanças. Há uns quinze anos, reinava a procura pelos Cabernet Sauvignon e Chardonnay. Nos últimos anos a preferência era pelo Malbec e Carménère. Atualmente os clientes querem inovar e começamos a vender bem os Shiraz, Pinot Noir, Bonarda, Sauvignon Blanc e Assemblages”, comenta Loredan, ao salientar que os vinhos têm boa aceitação durante todo o ano, mas que o consumo em seu restaurante chega a triplicar durante o inverno.

Leia também

Publicidade

Publicidade

Blog dos Colunistas