Euro R$ 3,71 Dólar R$ 3,15

Publicidade

Região

Emater/RS-Ascar promove Dia de Campo da Biodiversidade Alimentar em Erebango

Por Assessoria
Foto Terezinha Mariza Vilk- Emater/RS-Ascar

Cerca de cem produtores dos municípios de Erebango e Ipiranga do Sul, beneficiários do Plano Socioasssistencial desenvolvido pela Emater/RS-Ascar, participaram do 1º Dia de Campo da Biodiversidade Alimentar, realizado na quarta-feira (17/05), na propriedade da família de Mirna e Vanderlei Lima, na localidade de Linha Seis, em Erebango.

A atividade teve como objetivo trabalhar a biodiversidade alimentar e a produção para autoconsumo, com orientações repassadas em estações e palestras. A propriedade conduzida pela dona Mirna, de 70 anos, e pelos filhos Vanderlei e Wagner é um exemplo da biodiversidade alimentar, cuja produção é para consumo familiar e o excedente comercializado.

Na parte da manhã, as orientações foram repassadas em quatro estações. No espaço Gestão da Propriedade, o produtor Vanderlei Lima expôs o trabalho da família no cultivo de hortaliças, na criação de ovelhas, no cultivo de soja. Segundo ele, a família cultiva hortaliças há mais de 18 anos. E nos últimos reduziu a área de cultivo de soja para destinar ao cultivo de hortaliças orgânicas, por acreditar que em uma área pequena essa alternativa seria mais rentável. "Temos mercado e renda garantida com a produção", assegurou o produtor. "Nosso propósito é produzir alimentos com qualidade", completa. Ele também contou que a opção pelos produtos orgânicos foi devido a problemas com a saúde, "sempre contamos com a assistência técnica da Emater, que é muito importante para nós produtores".

Na estação sobre Manejo da Horta, o técnico da Emater/RS-Ascar Edgar Copatti orientou sobre os cuidados na escolha do local, qualidade da água usada na irrigação das plantas, da análise do solo e adubação. Também repassou dicas com uso de material caseiro, não tóxico, para controle de insetos, formigas e lesmas, que podem causar prejuízos à produção das olerícolas.

Em outra estação, o técnico da Emater/RR-Ascar Alencar Balestrin orientou sobre cultivo e manejo de fruticultura.

Em mais uma estação, a nutricionista da Prefeitura de Erebango, Joane Coleone, falou sobre alimentação saudável, enfatizando a necessidade do consumo diário de frutas, legumes e saladas.

A programação prosseguiu na parte da tarde com duas palestras. O assistente técnico regional em Agroindústria da Emater/RS-Ascar, Carlos Angonese, falou sobre a qualificação dos grãos para alimentação humana, criatórios e também para agregação de valor, seja na transformação ou na comercialização.

A assistente técnica regional Social da Emater/RS-Ascar, Nádia da Rosa, falou sobre diversidade e cidadania alimentar, alimentação para o consumo familiar e venda do excedente. Também destacou o resgate de culturas alimentares através das gerações. "As boas práticas no cultivo, conservação e consumo devem estar presentes em todos os processos", disse.

Abertura - O evento foi aberto pelo prefeito de Erebango, Valmor Tomazzoni, pelo gerente regional ajdunto do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Erechim, Marcos Gobbo, pelo gerentes da Sicredi de Erebango, Janquiel Wanot, e de Ipiranga do Sul, Marcos Braga. Também participaram secretários municipais, a primeira-dama do município Jussarita Tomazzoni e a supervisora da microrregião Fernanda Tacca Agonese. O evento foi promovido pela Emater/RS-Ascar, através dos Escritórios Municipais de Erebango e Ipiranga do Sul.

Leia também

Publicidade

Publicidade

Blog dos Colunistas