24°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Mundo

Milícias iraquianas chegam à fronteira da Síria em sua ofensiva contra o EI

O EI ainda domina extensos territórios desérticos ao longo da fronteira sírio-iraquiana

teste
Essas milícias libertaram as populações das localidades de Taro e Wadi al Maidar
Por Agência Brasil
Foto Guilherme Chaim

As milícias chamadas Multidão Popular, pró-governo do Iraque e lideradas por xiitas, anunciaram nesta segunda-feira (29) que chegaram à fronteira com a Síria pela primeira vez em sua ofensiva contra o grupo terrorista Estado Islâmico (EI). As informações são da agência EFE.

Essas milícias libertaram as populações das localidades de Taro e Wadi al Maidar, próximas da fronteira com a Síria, dentro das operações que desenvolvem contra os jihadistas no noroeste do Iraque, a oeste da cidade de Mossul, segundo um comunicado.

As milícias Multidão Popular, que no final do ano passado foram integradas às Forças Armadas iraquianas por decisão do Parlamento do país, se encarrega das operações a oeste de Mossul, enquanto que o Exército e a Polícia Federal iraquianas enfrentam o EI dentro da cidade, a mais populosa que os jihadistas já chegaram a controlar.

O extremo norte do Iraque, incluídas as áreas de fronteira com a Síria, está controlado pelo Exército do governo da região autônoma do Curdistão, conhecido como "Peshmerga".

O EI ainda domina extensos territórios desérticos ao longo da maior parte da fronteira sírio-iraquiana e, no país vizinho, mantém o controle de importantes localidades na margem do rio Eufrates, como Deir ez Zor e Al Raqqa, considerada a capital de seu autoproclamado califado.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas