17°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Geral

Cuidado com certas comidas

Determinados alimentos podem fazer muito mal para cães e gatos

teste
O ideal é que o animal receba alimentação adequada com a sua espécie
Por Karine Heller
Foto Divulgação

Muitas pessoas acreditam que cães e gatos podem comer qualquer alimento que faça parte da dieta dos humanos, mas isto está errado. Determinados alimentos não devem ser oferecidos aos pets porque podem provocar indigestão, intoxicação e outros problemas de saúde.

Confira o que não deve ser oferecido ao seu pet

Leite e derivados

Como os animais não produzem altas quantidades de lactase, enzima que auxilia na digestão da lactose do leite, cães e gatos desenvolvem intolerância ao alimento. Quando ingerido, o leite pode provocar no pet dores abdominais, náusea e diarreia.

Chocolate e doces

O chocolate contém a teobromina, um derivado do cacau que leva à intoxicação grave e até à morte. Já os doces podem tornar os pets obesos e diabéticos, como também são responsáveis por formação de tártaro, cáries e até perda do dente.

Frutas cítricas

As frutas mais ácidas causam problemas digestivos nos pets, por isso devem ser evitadas. No geral, as frutas podem ser oferecidas, com cuidado especial para maça, já que as sementes dela são altamente tóxicas para cães e gatos.

Abacate

Contém o ácido persin que pode provocar vômito e diarreia no cão.

Tomate e batata

O tomate verde contém glicoalcalóides que são tóxicos para o cão, e a batata, principalmente a inglesa, é rica em solanina, que pode causar depressão no sistema nervoso central e distúrbios gastrointestinais.

Ossos de aves

Se o animal ingerir, corre o risco de ter uma perfuração gastointestinal, além de trazer dificuldades na digestão.

Frituras e alimentos gordurosos

Pizza, queijos, batata frita e outros itens da alimentação humana não só causam um desarranjo intestinal, como podem levar à pancreatite que pode acabar em morte do animal.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas