21°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Erechim

Erechim promove audiência pública da Consulta Popular

Atividade contou com eleição dos delegados e definição das demandas com prioridade para a segurança

teste
Chefes do Executivo e Legislativo com o vice-presidente do Comude de Erechim
Por Assessoria
Foto Divulgação

O Conselho Municipal de Desenvolvimento de Erechim (Comude) promoveu na terça-feira (4), assembleia pública para indicação das demandas do município para o processo da Consulta Popular 2017/2018. Além da escolha das demandas, que teve como prioridade a segurança pública, foram eleitos os delegados que representarão Erechim nas etapas seguintes do processo popular. O prefeito, Luiz Francisco Schmidt participou das atividades e destacou a importância do evento, destacando o momento ímpar para a participação de todos na indicação das prioridades, com o objetivo de fortalecer o desenvolvimento.

O chefe do Executivo também saudou as representações organizadas na assembleia – policiais civis e militares, secretários, técnicos do serviço público municipal, representações da iniciativa privada e, sobretudo os legisladores, que na avaliação do prefeito são também responsáveis pela condução dos serviços públicos, no interesse do bem comum. “Todos imbuídos em construir uma cidade melhor, que abrigue a todos e permita uma vida melhor”, declarou Schmidt.

O vice-presidente do Comude, Nelson Girelli, no exercício da presidência, conduziu as ações realizadas no Centro Cultural 25 de Julho. Cerca de 200 pessoas participaram do processo, representando vários segmentos organizados. Os delegados indicados representarão o município no Fórum Regional de aprovação das demandas da região, no dia 20 de julho, na URI Erechim.

De acordo com os presentes, os temas segurança pública e turismo são apontados como áreas com acesso aos valores mais altos, seguidos de saúde, educação e agricultura. Para o processo, o governo do Estado destinou R$ 60 milhões para as 28 regiões do Rio Grande do Sul. A região Norte, que compreende 32 municípios, será contemplada com R$ 1,7 milhão através da Consulta Popular.

O vice-presidente do Comude, Nelson Girelli lembra que à região Alto Uruguai tem um planejamento estratégico definido para o período 2015/2030 e os investimentos seguem a orientação estabelecida pelo plano. O presidente da Câmara de Vereadores, Alessandro Dal Zotto disse que, a partir do momento que a população participar mais, a cidade terá melhores condições de alcançar seus objetivos.

Cronograma de atividades

As assembleias públicas municipais devem ser realizadas até 7 de julho, onde acontece a eleição dos delegados. No dia 11 de julho termina o prazo para que os municípios entreguem a ata dos encontros. No dia 20 de julho acontece o Fórum Regional para aprovação e votação da lista das demandas elencadas em cada cidade da região, com seus respectivos valores. A data da Consulta Popular, com votação pela internet (consultapopular.rs.gov.br), acontece entre os dias 1º e 3 de agosto. A publicação dos resultados será realizada no dia 10 de agosto.

Delegados indicados

Germano Alves de Lima

Nerilde B. Z. Menosso

Anderson Ricardo Soliman

Márcio Antunes Pires

Altemir Barp

Altemar Dutra

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas