12°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Erechim

Orélio Pezzin será homenageado pela Câmara de Vereadores de Erechim

Empresário receberá o título de Cidadão Erechinense

teste
1.jpg
Por Assessoria de imprensa
Foto Antonio Grzybowski/arquivo

A Câmara de Vereadores aprovou proposição do vereador André Jucoski (PDT), que concede a título de Cidadão Erechinense ao empresário aposentado e ex-vereador Orélio Antônio Pezzin. A homenagem ainda não tem data definida.

Sobre o homenageado

Orélio Antônio Pezzin nasceu em 07 de abril de 1929 no município de Veranópolis. Mudou-se com a família para o então distrito de Paulo Bento, interior de Erechim, onde trabalhou como sapateiro até 1956. Nesta mesma localidade conheceu a jovem Therezinha, rainha do Clube Arsenal de Paulo Bento, com quem casou no dia 4 de fevereiro de 1956. O casal transferiu residência para a cidade de Erechim. O desejo era de começar uma nova vida, objetivando alcançar seu sonho de ser um industrialista.

Carreira empresarial

A atividade empresarial iniciou na Avenida Santo Dal Bosco com uma pequena fábrica de pregos. Com visão empreendedora, logo mudou suas atividades para iniciar uma modesta produção de balas e café. Com a ajuda dos amigos, familiares e seus novos vizinhos, o negócio começou a prosperar. Fabricava os produtos de maneira quase artesanal, embalava e “fazia a praça”, vendendo os produtos não só na pequena Erechim, mas também em municípios menores de Santa Catarina e Paraná.

“A esposa Therezinha -muito jovem e com filhos pequenos criados entre as balas - foi uma parceira indispensável e muito colaborou com sua coragem e inteligência para o crescimento da empresa. Fundou então a fábrica de balas e de café. Orélio é sócio fundador da Peccin Balas S.A., a empresa é o seu maior legado e motivo de orgulho”, destaca texto distribuído pela assessoria de comunicação do poder Legislativo de Erechim.

Participação social

Ao longo dos anos, exerceu diversas funções em entidades de Erechim. Presidente do Clube Aimoré Futebol Clube (1962 a 1966); diretor do Ypiranga Futebol Clube (1965 a 1975); Fundador do Lions Clube Erechim Cinquentenário (1968 ); membro da diretoria da Paróquia São José até a inauguração da Catedral São José (1968 a 1977); vereador por três mandatos consecutivos na década de 1970. Presidente do América Futebol de Salão (MECA) (1989 a 1990), presidente do Lions Clube Cinquentenário (1989 a 1990); diretor do Departamento de Bocha do C.E.R. Atlântico (1996 a 1999); Presidente do Clube do Comércio (2002 a 2005);  Presidente do Clube do Comércio (2008 a 2010). No ano de 2007 exerceu as seguintes atividades: conselheiro da Empresa Peccin S.A.; presidente do Conselho do Clube Caixeral e Coroas; membro da diretoria do Asilo Jacinto Godoy desde 1995; diretor Social do Clube do Comércio. Atualmente exerce as funções de Conselheiro da Peccin S.A.; presidente do Conselho deliberativo do Clube Caixeral Coroas; conselheiro consultivo do Clube do Comércio; membro do Lions Clube Erechim Cinquentenário.

Família

Orélio e Therezinha tiveram quatro filhos: Deunice Clairê Pezzin Fiebig, Dirceu Gilmar Pezzin, Gilberto Luis Pezzin e Márcia Teresinha Pezzin.

Genro: Gilmar Fiebig

Noras: Deise Sgarabotto Pezzin e Márcia Skyípa Pezzin.

Seis netos: Gilmar Fiebig Filho, Letícia Pezzin Fiebig, Luise Pezzin, Camile Pezzin, Betina Pezzin e Fabiana Pezzin

Bisneta: Clara Fiebig Boff

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas