13°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Região

Oportunidades no campo são debatidas entre jovens de Marcelino Ramos

teste
Família Kruze apontou a importância para que filhos permaneçam na propriedade ou retornem ao campo
Por Assessoria
Foto Terezinha Vilk/Emater/RS-Ascar

A programação da Semana da Juventude Rural de Marcelino Ramos se estendeu até sábado (16), com palestras, entre elas, sobre o programa Gestão Sustentável da Agricultura Familiar, ministrada pela extensionista da Emater/RS-Ascar, Fernanda Tacca Angonese. A atividade integra as ações do projeto Jovem Cidadão executado pela Ortus Consultoria e, nesta segunda fase, conta com as parcerias da Emater/RS-Ascar, prefeitura, Cresol e Parque Natural Municipal Mata do Rio Uruguai Teixeira Soares.

Foram debatidos temas como sucessão familiar, potenciais agrícolas do município, gestão relações de gênero, relato de experiências de famílias e de jovens, gestão sustentável da agricultura, além de atividades de campo e visita a agroindústrias. O relato da família Kruze apontou a importância do apoio dos pais para que os filhos permaneçam na propriedade ou retornem ao campo. O produtor Sebastião e sua esposa Marines, acompanhado das filhas Pamela e Keila e do genro Alexandre, dividiram suas experiência com o público jovem. A família expôs a trajetória e o sucesso nas atividades da propriedade e a busca por alternativas rentáveis, como a produção de mandioca como matéria-prima para a agroindústria da família.

"É muito gratificante ver um filho voltando para casa", disse Sebastião, ao lembrar a filha Pamela que deixou a propriedade para ir trabalhar na cidade, mas voltou. Ele também aconselhou os jovens a buscar alternativas de produção que possibilitem a permanência na propriedade, dando seguimento a história familiar. Os Kruze agradeceram o assessoramento da Emater/RS-Ascar na extensão rural e a dedicação da equipe do escritório municipal de Marcelino Ramos.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas