Euro R$ 3,89 Dólar R$ 3,31

Publicidade

Cultura

Projeto busca dar novas cores e significados para muros de Erechim

Por Najaska Martins - najaska@jornalbomdia.com.br
Foto Divulgação

Inspirado na história centenária da cidade polo do Alto Uruguai Gaúcho, um projeto de muralismo promete dar novas cores e significados para muros de locais públicos de Erechim. A iniciativa é desenvolvida pela professora e artista plástica Carla Barreto, com o auxílio de estudantes da Escola Municipal de Belas Artes Osvaldo Engel.  A instituição foi uma das primeiras a receber as pinturas.

Idealizadora do projeto, Carla explica que os murais homenageiam os primeiros colonos que ajudaram a desbravar as terras erechinenses. Por isso, segundo ela, “as imagens retratam a saga e a esperança dessa gente”. “O projeto trata sobre as etnias que colonizaram Erechim, a partir da localização no período de tempo, como encontraram geograficamente a cidade, quais eram os instrumentos agrícolas que eram utilizados na época, entre outros espaços. Ferramentas, parreiras, trigais, milharais, animais, pinheiros e a nossa arte, misturada em meio a tudo isso”, conta.

Ela explica que estas informações foram repassadas aos estudantes para que pudessem ter um embasamento concreto visual para traçarem um projeto de forma livre e criativa. A partir daí foi explicado pela artista e professora, sobre as etapas de construção para o projeto do mural. Esses passos foram aprendidos em um curso que Carla participou, da artista plástica Rosa Maria Coutinho, com formação na Espanha.

De acordo com Carla, o projeto teve apoio da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação. Além disso, lojas de tintas de Erechim colaboraram com a doação de tintas para que os murais fossem executados. Além da professora, participam do projeto os estudantes Amanda Rodrigues de Lima, Arthur Bianex Triaca, Caroline da Costa Graciano, Emely Mariani Menegatt, Fabíola Alessandra Salles Lopes da Silva, Felipe Fabian Raiser, Gustavo Colling, Hadassa Martim, Henrique Gabriel Alves Fagundes, Jean Gabriel Ciostek, Jeferson Gabriel Alves, Jordan Ufot Uboh, Luanna Consoli e Vítor Henrique Biesek.

A artista plástica adianta que além da Escola Belas Artes, que já vem recebendo os murais, o projeto contemplará ainda muros de locais públicos da cidade, a exemplo das laterais do Viaduto Rubem Berta. “Os objetivos principais do projeto são embelezar, homenagear e valorizar a nossa cidade de Erechim”, completa.

Publicidade

Publicidade

Blog dos Colunistas