Euro R$ 3,74 Dólar R$ 3,17

Publicidade

Política

Movimento “O Sul é Meu País” realiza consulta popular em Erechim

Por Rodrigo Finardi
Foto Rodrigo Finardi

Está acontecendo neste sábado (7) nos três estados da região sul do Brasil, consulta popular para transformar num país independente o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Em Erechim, segundo os organizadores do movimento “O Sul é Meu País” o objetivo é atingir 5% dos eleitores, em torno de 3.850 votos. Quem quiser votar pelo ‘Sim’ ou ‘Não’ tem até às 20 horas de hoje.

Inicialmente era para ter urnas em oito lugares, porém alguns mesários desistiram e apenas cinco estão funcionando em Erechim: na Avenida Sete de Setembro em frente ao Master Sonda Shopping, Parque Longines Malinowski, Tamanini no Bairro Três Vendas, na Rodoviária Interestadual e na Associação de Moradores do Bairro Atlântico.

Os organizadores estão analisando, para aproveitar o dia de muito movimento no centro de Erechim neste sábado, já que o comércio está aberto todo o dia e relocar a urna da rodoviária para a Praça da Bandeira, em função dos mesários que desistiram de última hora.   

O resultado nos três estados deve ser conhecido até o final do dia da próxima terça-feira (10) e em Erechim na segunda-feira (9), já deve ter a apuração final, já que a votação está sendo realizada com cédulas de papel e escrutínio será manual.

Além de votar no plebiscito, os eleitores que estão comparecendo aos locais de votação tem a opção de assinar projeto de lei de inciativa popular para ser apresentado ao Congresso Nacional no próximo ano. 

Publicidade

Publicidade

Blog dos Colunistas