Euro R$ 3,74 Dólar R$ 3,17

Publicidade

Erechim

Castelinho ganha iluminação especial no Outubro Rosa

Por Assessoria de imprensa
Foto Divulgação

O Castelinho recebeu iluminação na cor rosa neste mês de outubro, como forma de fortalecer a campanha de prevenção ao câncer de mama e conscientizar as mulheres a fazer com regularidade os exames de prevenção. A estrutura recebeu cinco lâmpadas vapor metálico rosa.

O prédio construído entre 1912 e 1915, serviu para abrigar a Comissão de Terras do Estado do Rio Grande do Sul, que foi o órgão que projetou e demarcou as ruas e avenidas, lotes urbanos e rurais de Erechim, permanecerá com a iluminação diferenciada até o final do mês.

A ação integra a programação do Outubro Rosa, promovida pelo município de Erechim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, Gabinete da primeira-dama, Coletivo das Primeiras-damas da Amau, Cerest, Unimed Erechim, Instituto Unimed, Banco de Sangue do Alto Uruguai Gaúcho e Caol.

A programação do Outubro Rosa se estende até o dia 31 e, durante este período as Unidades Básicas de Saúde de Erechim intensificarão ações de promoção e prevenção direcionadas ao câncer de mama e de colo de útero. Por isso, de 16 a 20 o Centro de Referência da Mulher, localizado junto a UPA, terá horário de atendimento ampliado até as 20 horas, para coleta de exames preventivos do colo de útero, solicitação de mamografia e orientações. Essa iniciativa é específica para mulheres que estejam na faixa etária de 25 a 69 anos e que não conseguem realizar seus exames no horário comercial. Os exames poderão ser previamente agendados pelo telefone 3522-3107.

O “Dia D”, na UBS de Capo-Erê com coleta de exame preventivo do colo de útero, solicitação de mamografia e orientações, será na quarta-feira (18), das 8h às 12h e 13h às 16h. Em todas as unidades de saúde de Erechim, o dia 21 será de coleta de preventivoado colo de útero, solicitação de mamografia e orientações. Na unidade do centro será ofertado teste rápido de HIV e sífilis com aconselhamento de equipe multiprofissional das 7h30 às 11h30 e 13h às 16h30.

O grande evento intitulado "Quem ama, cuida! Aquilo que nos desafia, também nos fortalece”, será realizado no dia 25, no Polo de Cultura, das 13h às 17h. serão realizadas ações de integração, confraternização, palestras educativas e preventivas, atividades laborais, ioga, meditação, oficinas de lenço, recreação e música para pacientes com câncer de mama e demais participantes. São esperadas mulheres de todos os municípios da região para este evento.

 

 

Leia também

Publicidade

Publicidade

Blog dos Colunistas