17°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Rural

Dia de campo em Machadinho discute investimentos em tecnologias

Projeto Rural Sustentável visa facilitar o acesso dos pequenos e médios agricultores ao Crédito Rural

teste
19455.gif
Por Assessoria de Imprensa
Foto Divulgação

Cerca de 40 produtores participaram de um Dia de Campo no município de Machadinho, nesta quarta-feira (18). A atividade, que foi realizada na propriedade da família de Ermelindo Fortunati, na comunidade de Linha São Caetano, faz parte Projeto Rural Sustentável. O Projeto é desenvolvido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o Departamento do Meio Ambiente, da Alimentação e dos Assuntos Rurais (Defra) do Governo do Reino Unido e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com apoio da Emater/RS-Ascar. Esse foi o primeiro Dia de Campo do Projeto realizado no município. 

O evento teve quatro estações. A primeira, apresentada pelo engenheiro agrônomo Bruno Ernesto Menegussi, pelo técnico em agropecuária João Renato Dall’Agnol, ambos da Emater/RS-Ascar, pelo produtor e viveirista Caetano Fortunati e pelo engenheiro florestal Mateus Ventura Hoszczaruk, sobre produção de mudas de erva-mate.

Na segunda estação o engenheiro agrônomo e assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar Ilvandro Barreto de Melo falou sobre pragas e doenças na cultura da erva-mate. A terceira estação foi sobre a erva-mate na culinária e seus diversos usos, com a vice-presidente da Associação dos Produtores de Erva-mate (Apromate), Sélia Regina Felizari. E, na quarta estação, o representante do Instituto brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS), Fábio Guilherme da Silveira apresentou o Programa Rural Sustentável.

No município de Machadinho, fazem parte do projeto, atualmente, os produtores Adroaldo Brandão, Lourenço Baldissera, Lourenço Pieri e Ermelindo Fortunati, este último, anfitrião do Dia de Campo. A promoção foi da Emater/RS-Ascar, Apromate, Indústria de Erva-Mate e Chás Barão, IABS, Banco do Brasil, Department for Environment Food & Rural Affairs (Great), BID, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O Projeto Rural Sustentável visa facilitar o acesso dos pequenos e médios agricultores ao Crédito Rural, destinado a investimentos em tecnologias agrossilvipastoris de baixa emissão de carbono e conservadoras do meio ambiente. A ação está acontecendo em sete estados do país, envolvendo os Biomas Amazônia e Mata Atlântica.

No Rio Grande do Sul, o projeto está presente em 10 municípios, sendo que na região administrativa da Emater/RS-Ascar Passo Fundo, fazem parte os municípios de Passo fundo, Ciríaco, Lagoa Vermelha e Machadinho. De acordo com o assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar e coordenador do Projeto pela Instituição na região, Ilvandro Barreto de Melo, estão abertas inscrições para produtores desses municípios que queiram participar até o dia 30 de novembro. Os interessados, segundo ele, podem entrar em contato com os escritórios municipais da Emater/RS-Ascar.

No próximo dia 07 de novembro, haverá um Dia de Campo do Projeto Rural Sustentável no município de Lagoa Vermelha.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas