10°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Estado

Ao abrir Expodireto, Sartori defende que mudanças devem continuar no RS

Ao falar da descrença pela política, Sartori defendeu as medidas de recuperação financeira adotadas no RS

teste
sartori.jpg
Por Assessoria de Imprensa
Foto Divulgação

"A nossa Expodireto é símbolo de um povo que trabalha e que vence. A essência do gaúcho desbravador e, ao mesmo tempo moderno, está em cada um desses estandes". A frase é do governador José Ivo Sartori na abertura da 19° Expodireto Cotrijal, nesta segunda-feira (5), em Não-Me-Toque. Com mais de 500 expositores de 70 países, a Expodireto é considerada uma das maiores feira do agronegócio, com expectativa de receber 250 mil visitantes até sexta-feira (9).

Ao abrir a exposição, Sartori falou do momento de descrença, especialmente na política e na economia. Também defendeu as medidas de recuperação financeira adotadas pelo governo desde 2015. "Hoje, no quarto ano de nossa gestão, volto a Expodireto para falar de crença e de esperança. Para falar de caminho e de futuro. E para agradecer as entidades, organizações e produtores que embalam o agronegócio", ressaltou.

O governador afirmou ainda que o Rio Grande do Sul foi o primeiro estado brasileiro a perceber a crise, tomando duras medidas de enfrentamento. "Nesse período, o agronegócio foi nosso grande farol, nossa luz. Sempre digo e repito: este é o Rio Grande que dá certo, exemplo para todas as áreas. Modelo de inovação, de cooperação, de competência e de integração", destacou.

Segundo ele, as mudanças devem continuar para que a casa seja arrumada. "Não contem comigo para promessas ou demagogia em ano de eleição. Nunca me movo por isso. Contem comigo para continuar construindo o futuro do Rio Grande, com responsabilidade, com diálogo, com pés no chão e falando a verdade. É hora de pensar nas próximas gerações", enfatizou.

Agronegócio forte

A parceria pública com o setor primário também foi mencionada. "Para ajudar o setor a continuar produzindo e gerando riquezas, acabamos de lançar um programa de regularização de dívidas de impostos específico para as cooperativas, o Refaz-Cooperativas", lembrou.

O presidente da Cotrijal, Nei Mânica, reforçou a importância do agronegócio no cenário produtivo e econômico do estado. "A Expodireto é palco de tecnologia, inovação e oportunidade de negócios. Vivemos um período de otimismo com a feira e de retomada econômica do Brasil. O setor do agronegócio é que está sustentando o país ", afirmou.

Minuto de silêncio

Durante a cerimônia, o governador pediu um minuto de silêncio em memória do empresário Raul Randon, fundador das empresas Randon, que morreu na sexta-feira (3), aos 88 anos, após não resistir a complicações de uma cirurgia. Sartori deixará as agendas para ir ao velório de Randon na tarde desta segunda. O vice-governador José Paulo Cairoli cumprirá os compromissos em Não-Me-Toque.

Participaram o vice-governador José Paulo Cairoli; a primeira-dama Maria Helena Sartori; os secretários da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo; e do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcísio Minetto; o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha; o ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun; a senadora Ana Amélia Lemos; o secretário do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, Alberto Beltrame; o secretário Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Caio Rocha; os presidentes da Tarsila, Gedeão Pereira; e da Ocergs, Vergílio Perius; deputados estaduais e federais; prefeitos e vereadores e demais autoridades.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas