Publicidade

Cultura

RUA Feira Cultural chega na 3ª edição

Por Najaska Martins - najaska@jornalbomdia.com.br
Foto Divulgação/arte aquarela do artista Alexsandro Genovatto

A Rua - Feira Cultural chega em sua terceira edição neste domingo (25). A iniciativa, organizada de forma independente por Bruna Todeschini e Claudia Renata Capitanio, será realizada a partir das 14h na Praça Julio de Castilhos, em Erechim, com entrada gratuita. A proposta da feira é reunir artistas de diversas áreas e valorizar o feito à mão, a troca de experiência entre as pessoas, a pluralidade cultural, o convívio ao ar livre e trazer significados atuais à antigas práticas de conversar nas praças, de comprar de quem faz, trazendo esse diálogo entre arte, rua e cidade.

O projeto, segundo as organizadoras, surgiu de um desejo de artistas locais de manifestar sua arte e proporcionar o encontro entre pessoas num espaço público, resgatando a memória afetiva de estar na rua e vivenciar a cidade. A feira busca ainda criar conexões entre o privado e coletivo. “Sair da individualidade e compartilhar um outro jeito de ver a rua, a interação e o consumo. Economia criativa, sustentável, com afeto, que com suas múltiplas possibilidades, vem ao encontro às necessidades do momento em que buscamos algo que nos conecte consigo mesmos e com outro”, destaca a descrição do evento no Facebook.

As organizadoras convidam ainda para a iniciativa destacando a importância de ressignificar o espaço público. “A RUA Feira Cultural é mais que uma feira de comércio. Ela surge como um desejo de ocupar o espaço público com arte, cultura e diversidade. Quantos de nós já fomos em outras cidades e ficamos encantados com os movimentos que ocupam ruas e praças e trazem aquela sensação boa de sair de casa e receber uma energia boa das pessoas? O que queremos é promover essa troca, esses encontros na nossa cidade. Que possamos respirar fora da nossa zona de conforto e aproveitar a rua, a praça, o convívio com as pessoas”, explicam. “Domingo, saia do seu sofá, traz seu chimarrão, aquele sorriso sincero, coração aberto pra conhecer pessoas, trocar ideias, viver de verdade o espaço público”, completo.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas