Publicidade

Política

Manifestantes pedem justiça e prisão de Lula em Erechim

IMG_4679.JPG
Por Rodrigo Finardi
Foto Rodrigo Finardi

Os brasileiros saíram às ruas no final da tarde, início da noite de hoje (3), nos quatro cantos do País. E em Erechim não foi diferente. Por volta das 18 horas centenas de pessoas se aglomeraram na Praça da Bandeira atraídos por um sentimento de injustiça, um dia antes do julgamento do habeas corpus do ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva pelo Supremo Tribunal Federal (STF), marcado para amanhã (4).

O chamamento da população foi feito por várias entidades de Erechim como a Accie. CDL Erechim, Observatório Social, Sindicato Rural, Sindilojas Alto Uruguai, Sinduscon e Unindústria, que na segunda-feira (2) publicaram uma Carta Aberta a Comunidade exigindo a manutenção da determinação do STF para que condenados de segunda instância sejam presos; o fim do foro privilegiado, ou pelo menos, limitação deste tipo de julgamento diferenciado apenas para os presidentes dos três poderes, aumento de investimentos para a Polícia Federal, redução do loteamento político de cargos públicos (uma delas é reforma no sistema de nomeação dos Tribunais de Contas), diminuição de cargos em comissão no serviço público e o fim da corrupção e impunidade aos crimes contra o patrimônio nacional e a nação brasileira.

Os manifestantes fecharam a Praça da Bandeira no sentido Avenida Maurício Cardoso e Sete de Setembro e com gritos de guerra pediam a saída de Lula e cantaram o Hino Nacional. Os motoristas que passavam pelo local apoiavam o movimento e buzinavam.

Na sequência deram a volta na praça e subiram a Avenida Maurício Cardoso, retornando ao mesmo ponto. Nesse momento os manifestantes, de mãos dadas deram um abraço na Praça da Bandeira.

Em seguida nas escadarias da prefeitura novamente pediram a prisão do Lula e cantaram o Hino Nacional e o Hino Rio-Grandense.

O protesto durou mais de uma hora e não foi registrado nenhum incidente, transcorrendo do início ao fim de forma ordeira.

Publicidade

Blog dos Colunistas