Publicidade

Região

ajadil.jpg
jose mendes.jpg

José Mendes é homenageado em Machadinho

Por Amanda Mendes
Foto Amanda Mendes

Cavaleiros sairão de Machadinho Termas Park Hotel com destino a Esmeralda/RS

O município de Machadinho recebe na próxima semana a primeira edição da Cavalgada Caminhos José Mendes. A recepção do grupo de cavaleiros será na quarta-feira (18) no Machadinho Termas Park Hotel.

O grupo percorrerá trajeto que liga a região de nascimento do cantor de “Para Pedro”, até o memorial em sua homenagem, no município de Esmeralda. O memorial que virou patrimônio histórico do Rio Grande do Sul expõe os restos mortais de José Mendes.

A iniciativa foi idealizada pelo diretor executivo do Machadinho Termas Park Hotel, Juares Tavares. O evento será realizado a partir de uma parceria entre o complexo hoteleiro e o Centro de tradições Gaúcha (CTG) Rincão da Amizade com apoio da prefeitura de Machadinho.

Para divulgar a programação, o historiador Ajadil Costa, escritor de livro sobre o cantor gaúcho, esteve na redação do Jornal Bom Dia na tarde de quinta-feira (12). Na oportunidade enfatizou a importância do papel de José Mendes para a cultura gaúcha.

“A importância de José Mendes é dividida em duas partes. Sua obra tem relevância para a cultura gaúcha, que junto a outros nomes, como Teixeirinha, são considerados imortais da música gaúcha. A segunda parte é o exemplo de vida que o cantor levou. A importância é para a cultura, pela musica de identidade cultural do gaúcho e pelo exemplo de vida, demonstrado na persistência de superar os desafios” destaca o pesquisador.

O evento busca recuperar e valorizar o papel de José Mendes, que ompletaria 79 anos no dia 20 de abril.  O cantor faleceu em 1974, e já são 44 anos de saudade. Assim, os promotores da cavalgada percebeu no evento uma forma de homenagear o cantor, que se destacou tanto no cenário da música nacional, como internacional.

O trecho que os cavaleiros seguirão passa pelos municípios: Machadinho (saída), Cacique Doble, São José do ouro, Tupanci do Sul, São Joaquim, Esmeralda (chegada).

 

Confira programação:

18/04

Recepção do Grupo de Cavaleiros

Local: Machadinho Termas Park Hotel

19/04

Tertúlia com artistas locais e convidados

Local: Machadinho Termas Park Hotel

20/04

07h: Saída da Cavalgada do Machadinho Termas Park Hotel

Almoço em São José do Ouro

Confraternização com tertúlia

21/04

07h: Saída da cavalgada

Almoço em Tupanci do Sul e pouso no Distrito São Joaquim em Logoa Vermelha

22/04

08h: Saída da cavalgada

Almoço no Distrito Santa Terezinha em Esmeralda (Memorial José Mendes)

Publicidade

Blog dos Colunistas