Publicidade

Erechim 100 anos

A grande Erechim: Barão de Cotegipe

cotegipe.jpg
cotegipee.jpg
Por Najaska Martins - najaska@jornalbomdia.com.br
Foto Divulgação

Conheça a trajetória de emancipação dos municípios que inicialmente pertenciam ao território de Erechim e hoje fazem parte da região Alto Uruguai: 

Barão de Cotegipe

Com uma população de 6.763 habitantes, o município de Barão de Cotegipe surgiu dos esforços da Comissão de Terras instalada em Erechim, em povoar a região. Seu povoamento oficial iniciou em 1911 com a primeira leva de imigrantes poloneses. Para a época, o município, então denominado Povoado Floresta, compreendia 16 colônias. Os primeiros imigrantes foram os grandes responsáveis pelo desbravamento e pela formação dos povoados e comunidades de Barão de Cotegipe, rapidamente ocupada na década de 20, com a chegada da estrada de ferro à Passo Fundo.

A partir de 1927 surgem as primeiras indústrias, das quais se destacava um fábrica de derivados suínos. Com isso, novos moradores começam a aparecer, a grande maioria italianos, vinda das antigas Colônias, em busca de trabalho. Em 10 de janeiro de 1940, o prefeito municipal de José Bonifácio (hoje Erechim), Jeronimo Teixeira de Oliveira, cria o 10º Distrito de Cotegipe, ex-Floresta. Após duas décadas de sua nomeação como Distrito, o desenvolvimento de Cotegipe é visível, conferindo-lhe maturidade suficiente para tornar-se enfim um município. Em 1957 iniciou-se o movimento de emancipação político-administrativa, que não logrou êxito em função da população insuficiente de acordo com as exigências da lei estadual. Em 1964, o então governador do Estado Ildo Meneghetti sancionou a Lei nº 4737 de 1º de junho, criando o município de Barão de Cotegipe, com sede na localidade de mesmo nome, constituído com territórios de parte de Paulo Bento, Erechim, parte do Rio Azul, pertencente à Aratiba e São Valentim.

A instalação do município aconteceu em 23 de janeiro de 1965, data em que foi realizada a cerimônia de posse do legislativo e executivo do governo municipal. O nome de Barão de Cotegipe foi dado em homenagem ao Estadista Maurício Vanderlei, o Barão de Cotegipe.

Hoje o município conta com uma área de aproximadamente de 260.131 quilômetros quadrados. Quanto ao perfil dos setores produtivos, o atual prefeito, Vladimir Luiz Farina, afirma que o município vive um período de transição entre a economia de predominância do setor primário, baseado na produção agrícola, e a economia fomentada pela indústria, agroindústria, comércio e a prestação de serviços. “Dentre estes destaca-se a indústria de erva mate, fábricas de joias, distribuidoras de medicamentos humanos entre outras”, completa.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas