Publicidade

Erechim 100 anos

A grande Erechim: Centenário

Por Najaska Martins - najaska@jornalbomdia.com.br
Foto Divulgação

Conheça a trajetória de emancipação dos municípios que inicialmente pertenciam ao território de Erechim e hoje fazem parte da região Alto Uruguai:

Centenário

No início da colonização entre 1900 e 1902, às margens do Rio do Peixe expandia-se o município de Centenário, que foi composto por descendentes de imigrantes europeus, sobretudo poloneses. A fonte econômica baseava-se e ainda baseia-se na agricultura, na produção de soja, milho, trigo, erva­mate, feijão e fumo, na suinocultura e na criação de gado.

Este vilarejo tornou-se passagem de cavaleiros e carroceiros, devido ao forte comércio regional, que na época, tinha como principal ponto, a localidade de Linha Valeriano, onde hoje é o município de Centenário. A vegetação local era formada por uma densa mata, em sua maioria de araucárias que serviram de matéria-prima para a construção de casas. O pinhão testado como nova alimentação para cães, posteriormente garantiu a susbsistência deste povoado.

Entre os anos de 1902 e 1938 houve um notável desenvolvimento econômico. Vivendo em comunidades de poucos recursos, a educação dos filhos dos habitantes locais era conduzida nas próprias casas, sendo que as aulas eram ministradas na língua de origem deles, o polonês.

Em 1915, chegaram mais colonos imigrantes, constituíram uma comunidade, a qual denominaram "São Paulo", demonstrando sua religiosidade posteriormente a localidade de São Paulo passou a chamar-se Vila Centenário, advindo daí o nome do município. O povo de Centenário, agora emancipado, almeja com a nova conquista o incremento de sua produção agrícola através do crescente desenvolvimento desta região. Na época da colonização havia uma densa mata de árvores centenárias principalmente a araucária, por esse motivo o nome de Centenário. Centenário é um município estritamente agrícola, em que 95% da renda provem de agricultura e outros 5% das pequenas empresas e do comércio.

No calendário de eventos do município constam eventos importantes como a Semana do município, Festa do Pierogi (jantar polonês), EXPOCEN (Feira da Indústria e Comércio) realizada a cada dois anos, Nata Luz e diversas outras programações.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas