Publicidade

Erechim 100 anos

A grande Erechim: Faxinalzinho

faxinalz.jpg
Por Najaska Martins - najaska@jornalbomdia.com.br
Foto Divulgação

Conheça a trajetória de emancipação dos municípios que inicialmente pertenciam ao território de Erechim e hoje fazem parte da região Alto Uruguai:

Faxinalzinho

Atualmente com uma população de 2.523 habitantes, Faxinalzinho emancipou-se de São Valentim no ano de 1988. Os primeiros desbravadores, provindo de Nonoai, estabeleceram-se às margens do Arroio Pinheiro, pelos idos de 1916, logo após várias famílias chegaram a Votouro, mais adiante vieram famílias de origem italiana. A região era coberta de mata, muitos pinheiros, cedros, grápias, angicos, entre outros. Havia na mata uma clareira grande que foi chamada de Faxinal Grande, nome que conserva até hoje e onde há uma comunidade com o mesmo nome; em contraste, havia outra clareira menor de mato raso, que foi chamada de Faxinalzinho, daí o nome da cidade.

A região por muito tempo foi povoada por grande número de famílias que na maioria praticavam agricultura de subsistência, com a precariedade, na década de 70, proveio um bom número de agricultores, que premidos pelo minifúndio dos seus locais de origem, compravam as terras de diversas famílias, cada um, deslocando essas famílias para cidades da região. Começaram então a mecanização da lavoura, no que foram seguidos por antigos proprietários do lugar, na época foi montada no distrito de Faxinalzinho uma cerâmica e uma madeireira, posteriormente construída postos de recepção e beneficiamento de grãos e comércio em geral que alavancou a economia do município.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas