Publicidade

Erechim 100 anos

A grande Erechim: Benjamin Constant do Sul

Por Najaska Martins - najaska@jornalbomdia.com.br
Foto Divulgação

Conheça a trajetória de emancipação dos municípios que inicialmente pertenciam ao território de Erechim e hoje fazem parte da região Alto Uruguai:

Benjamin Constant do Sul

Atualmente com 2.227 habitantes, Benjamin Constant do Sul emancipou-se do município de São Valentim no ano de 1995. O município tem uma área de 132,395 quilômetros quadrados, e seu nome é uma homenagem a Benjamin Botelho de Magalhães Constant, militar e político brasileiro, bacharel em ciências físicas e matemática, formado em engenharia civil e militar. Quanto às etnias, a população é constituída por indígenas guaranis e kaingangs, descendentes de italianos, alemães, poloneses e negros.

O minifúndio predomina, a média das propriedades agrícolas é de 20 hectares, sendo que 95% destas propriedades são exploradas em regime de economia familiar. A atividade econômica predominante no município está baseada na agricultura e na pecuária, seguindo-se após o comércio, a prestação de serviços e indústria. A agricultura familiar é o suporte econômico do município, amparada pelo poder público municipal, que busca através de incentivo e equipamentos organizar as propriedades rurais para melhorar o aproveitamento do solo e em consequência, obter maior produtividade.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas