Publicidade

Região

Festa do peixe marca comemorações de aniversário de Mariano Moro

Evento será realizado nesta sexta-feira (18)

Mariano Moro.jpg
Por Amanda Mendes
Foto Amanda Mendes

Evento será realizado nesta sexta-feira (18) 

Na próxima terça-feira (22), o município de Mariano Moro completa 52 anos de emancipação político-administrativa, mas as comemorações já iniciaram. A administração municipal preparou intensa programação, visando valorizar a cultura marianense. Entre as atividades programadas, a 19° realização da tradicional Festa do Peixe (Fepemm) marca as festividades. 

Na manhã de quarta-feira (16), a reportagem do Bom Dia recebeu a dirigente municipal de Cultura, Ortenila Fontana Fabiane, e a nova corte, que foi eleita no Baile do Município, realizado na última sexta-feira (11). Assim, a rainha Hérica Lése, e as princesas Gabrieli Pinto e Raíssa Peruzin, vieram à redação divulgar o calendário comemorativo. 
O município comemora pouco mais de meio século, mas sua história começou bem antes, há 80 anos quando chegaram os primeiros colonizadores, enfatiza Ortenila. A dirigente explica que Mariano Moro possui uma trajetória bem peculiar, passando por diversos processos: a colonização, a emancipação, e a chegada da barragem de Itá, que impactou a vida socioeconômica local. 
Para Ortelina, a barragem alterou as estruturas do município, pela perda de território produtivo e redução em praticamente 50% da população. Assim, era preciso reestruturar e modernizar as lógicas de Mariano, para incentivar a permanência das pessoas. 

Festa do Peixe valoriza o costume da pesca
A Festa do Peixe, criada em 1998, busca recuperar e valorizar o costume da pesca no município que é cercado pelo Rio Alto Uruguai. O evento ocorre bianualmente, e de forma singular, potencializa a cultura marianense. Neste ano, a festa será realizada nesta sexta-feira (18), com início previsto para às 20h, no Salão Paroquial. 
Para a rainha Hérica, participar deste momento é sinônimo de muito orgulho para as soberanas, pois consideram que o evento marca a cada dois anos parte da história de Mariano Moro. 

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas