Publicidade

Saúde

Exames laboratoriais voltam a ser realizados nas UBSs

Por Najaska Martins - najaska@jornalbomdia.com.br
Foto Najaska Martins

Foram normalizados nesta semana os serviços de coleta de exames laboratoriais nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Erechim. Eles estavam suspensos devido à greve dos caminhoneiros que resultou em atrasos e problemas com entregas de insumos necessários para que estes fossem realizados. A normalização das atividades foi tema de reunião na tarde de ontem (7) entre Secretaria Municipal de Saúde e Fundação Hospitalar Santa Terezinha.

Outros serviços que precisaram passar por adaptações devido à greve - a exemplo das viagens de pacientes que fazem tratamentos fora de Erechim e das cirurgias eletivas, que chegaram a ser canceladas - já estavam regularizados desde o início desta semana. No caso das cirurgias, o diretor executivo do Santa Terezinha, Helio Bianchi, destaca que os serviços estão sendo realizados normalmente e que aquelas que precisaram ser canceladas serão reagendadas, na medida do possível, ainda para este mês.

No caso dos exames laboratoriais, segundo o secretário municipal de Saúde, Jackson Arpini, a normalização das atividades se deu na quarta-feira (6). “Apesar de termos nosso estoque, optamos, em uma atitude de prevenção, por priorizar casos de urgência e emergência pensando na possibilidade de que a greve poderia ter sido mais longa. Mesmo com o fim dela, a suspensão se manteve mais uns dias até que fossem regularizadas as entregas de insumos”, explicou.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas